
SBPE: O que é e como funciona?
O Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) é um recurso disponibilizado pelo Governo Federal que garante que uma parte do dinheiro aplicado no banco seja direcionado para o crédito imobiliário, ou seja, todas as instituições financeiras que possuem devem participar do SBPE, destinando, pelo menos, 65% do valor da conta poupança aos financiamentos imobiliários oferecidos.
Como funciona?
O SBPE é um mecanismo que garante dinheiro para os financiamentos imobiliários, sendo eles: SFI e SFH.
Entenda o Sistema Financeiro da Habitação (SFH)
O Sistema Financeiro de Habitação (SFH) é um facilitador para construir ou adquirir a casa própria. Com uma taxa de juros mais baixa do que o Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI), essa modalidade é uma das mais utilizadas pelos brasileiros. Porém, para fazer uso desse sistema é preciso que o imóvel esteja em uma região urbana, ter escritura pública e constar no Registro de Imóveis da cidade. Outro detalhe importante é que o valor máximo precisa ser de R$ 1,5 milhão.
Para esse financiamento, é necessário:
- Ser brasileiro ou naturalizado;
- Ter 18 anos completos ou 16 anos emancipado;
- Renda mensal comprovada compatível com o valor do financiamento;
- Não ter financiamento ativo no momento da solicitação.
Com o SFH o valor do imóvel pode ser financiado em até 80% e as parcelas não podem ultrapassar 30% da renda total familiar. Além disso, sendo o primeiro imóvel, o desconto é de 50% nas despesas com o cartório, escritura, matrícula e ITBI.
Entenda o Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI)
O Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI) é outra linha de financiamento do SBPE, porém, não existe valor limite por imóvel, ou seja, diferente do SFH, o montante pode ultrapassar R$ 1,5 milhão. Bastante utilizado para compra de imóveis comerciais, localizados em zonas rurais ou industriais da cidade, as regras de financiamento são mais flexíveis, porém, com taxas de juros mais elevadas.
Qual a taxa de juros do SBPE?
O SBPE não possui uma taxa de juros própria, porém, por beneficiar os sistemas de financiamento SFH e SFI, os valores são de acordo com os mesmos. Ou seja, a taxa aplicada no SFH não ultrapassa 12%, porém, o modelo de financiamento é um pouco mais restrito. Já a taxa de juros no SFI é estipulada pela instituição responsável pelo crédito, ou seja, é variável e o financiamento é mais flexível.
Agora que você já sabe, ficou ainda mais fácil garantir o seu Morar, né? Entre em contato com um de nossos corretores e saiba mais!