Descolados e sustentáveis: saiba mais sobre os paletes!
Para quem gosta e deseja aderir um estilo de vida mais sustentável, saiba que não é preciso abrir mão de uma decoração descolada e elegante. Escolher materiais que não agridem a natureza é um ótimo caminho para essa atitude do bem. Hoje vamos falar especificamente sobre paletes.
Confira no post!
Do que são feitos
A maioria dos paletes no Brasil são feitos da madeira de reflorestamento pinus. Além disso, possuem uma fabricação limpa, de baixo custo de energia e sem adição de produtos químicos.
Após o uso, ainda podem ser reciclados em biomassa, material utilizado como combustível para indústrias.
Os diferentes usos
Os paletes são versáteis e não precisam se limitar à decoração de um único objeto ou cômodo. Com ele, é possível montar camas, sofás, bancos, mesas de centro e de jantar, gaveteiros para frutas, nichos, baús e até mesmo revisteiros.
Paletes podem ser utilizados como cama, revisteiros, baús, gaveteiros ou, como na foto, mesa de centro.
Em nosso apartamento decorado do Vista do Bosque, a arquiteta Renata Guedes fez uma demonstração de como esse elemento pode ser implementado na decoração sem pesar o ambiente.
Introduzido no quarto das crianças, os paletes formaram um tatame para a instalação da cama, além de um painel onde é possível pendurar objetos.
Inspiração
A arquiteta descreve a inspiração do projeto: “veio da intenção de usar um tema ligado à floresta, selva, natureza, na decoração do quarto dos filhos. Por isso optei por utilizá-los na tonalidade natural da madeira.”
Para os mais artesanais, diversos tutoriais na internet ensinam a trabalhar com esse material. Renata preferiu usar a tonalidade natural, mas basta uma lata de tinta para deixar o projeto ainda mais personalizado.
“O palete além de ser um material com baixo custo, pode ser utilizado de várias formas e imprime personalidade à decoração, devido à sua versatilidade”, completa Renata.
Paletes formam um tatame para cama no decorado do Vista do Bosque.
Cuidados
O baixo custo foi um dos motivos que fez Renata escolher o uso da madeira de paletes, mas é preciso se atentar à certos cuidados que o material exige.
“Esse material normalmente é feito com madeiras não tão nobres e são utilizados em feiras normalmente. Por isso é necessário ter certos cuidados para tratamento anti-cupins e proteção adequada com verniz específico, dependendo do local onde será colocado”, alerta a arquiteta.
Estar com a madeira corretamente lixada antes de usar evita arranhões ou acidentes dentro de casa.
Paletes são forma sustentável e descolada de decorar o ambiente.
Com personalidade impressa na forma de utilizá-los, os paletes conseguem trazer elementos naturais e modernos para o ambiente.