Quer ter uma horta dentro do seu apartamento? A Cora te explica como! - Morar

Quer ter uma horta dentro do seu apartamento? A Cora te explica como!

A comida orgânica e os alimentos feitos em casa estão em alta. Com a grande quantidade de produtos e substâncias que fazem mal à saúde encontradas no que consumimos na rua, o brasileiro busca, cada vez mais, alternativas para o consumo consciente e saudável.  Uma delas é na construção de uma horta própria, dentro de casa.

Para falar um pouco mais sobre o assunto, nós trouxemos a Cora, a especialista em imóveis da Morar Construtora, que vai explicar como ter uma horta dentro do seu apartamento.  Confira!

A escolha do local

“Pruuu! Que bom estar de novo com vocês!

Se você está procurando fazer uma horta com uma cor bem verde e bonita como a minha, eu vou te contar como. Não tem segredo e você nem precisa de tanto espaço!

Sabe aquele cantinho da casa que você não usa muito e que bate um solzinho aconchegante do dia? Já pode organizar a sua horta ali!

Vale em lugares como:

  • Varandinha;
  • Parapeito da janela;
  • Sacada, suspensa pregada na parede.
Horta dentro de apartamento para blog da Morar Construtora

Avalie o melhor lugar da sua casa e construa a sua hortinha!

Antes, é claro, confira com o seu condomínio se isso é permitido. Caso sim, é só organizar sua hortinha e deixar que o ambiente pegue, no mínimo, 4 horas de sol por dia.”

As sementes

“Você pode investir em sementinhas:

  • De tempero;
  • De legumes e verduras;
  • De frutas.

Você consegue encontrá-las em casas de adubo e jardinagem, sem agrotóxico, ou, ainda, pegá-las do que você já consumiu. Vale aquelas que vêm na maçã, do mamão, do melão…

Imagens de sementes diversas ilustram post de Horta dentro do seu apartamento, do blog da Morar Construtora

Sementes diversas pedem cultivos diversos. Fique atento!

Algumas sementes são mais simples que outras e podem ser jogadas diretamente na terra. É o caso daquelas que vêm no tomate, por exemplo.

Já outras, como as sementes do maracujá, do mamão e da jaca, devem ter outro tratamento. Tem que esperar secar!

Uma outra dica bem legal é a da cebolinha, que tem chance de crescer em locais somente com água: pode ser um copo ou um jarro.

Como todos nós, a cebolinha adora tomar água e é bom trocá-la todos os dias, no mínimo. Você pode podar com a tesoura a parte que vai consumir, que logo ela cresce de novo – mas não pode cortar a raiz. Quanto mais ela é consumida, mais estímulo para crescer de novo. Pruuu!”.

Cebolinha ilustra post de horta dentro do seu apartamento, do blog da Morar Construtora

Cebolinhas adoram tomar água! Pruuu!

Dicas para sua hortinha

“As mudinhas e sementes podem ser plantadas em diversos lugares como:

  • Vasos;
  • Direto na terra;
  • Em garrafas pet;
  • Caixas de madeira;
  • Onde mais a sua imaginação permitir!

Você ainda pode montar sistemas mais práticos de irrigação, até com a própria garrafa pet, para que sua hortinha não deixe de receber a tão esperada água.

Horta suspensa em garrafa pet ilustra post sobre horta dentro do seu apartamento, do blog da Morar Construtora

Garrafa pet é uma forma mais sustentável, prática e em conta para cuidar das suas plantas!

Mas alguns cuidados devem ser tomados para que tudo corra bem. Atenção, principalmente, para não esbarrar e/ou chutar a sua hortinha, e preste também atenção aos diferentes tipos de espécies. Nem todas precisam da mesma quantidade de água ou de sol, por exemplo.

Uma grande dica é furar cada vaso ou recipiente no fundo. Assim, a água pode ser drenada sem encharcar as outras plantinhas do lado.

É isso, pessoal! Pruuu! Espero que vocês tenham gostado dessas dicas tanto quanto eu gostei de estar aqui com vocês de novo e ajudar!

Agora vou voando ver como está ficando o nosso novo empreendimento, o Vista do Bosque, que também é bem arborizado. Tchau!”

Atendimento onlineAtendimento online