Quer ter uma horta dentro do seu apartamento? A Cora te explica como!
A comida orgânica e os alimentos feitos em casa estão em alta. Com a grande quantidade de produtos e substâncias que fazem mal à saúde encontradas no que consumimos na rua, o brasileiro busca, cada vez mais, alternativas para o consumo consciente e saudável. Uma delas é na construção de uma horta própria, dentro de casa.
Para falar um pouco mais sobre o assunto, nós trouxemos a Cora, a especialista em imóveis da Morar Construtora, que vai explicar como ter uma horta dentro do seu apartamento. Confira!
A escolha do local
“Pruuu! Que bom estar de novo com vocês!
Se você está procurando fazer uma horta com uma cor bem verde e bonita como a minha, eu vou te contar como. Não tem segredo e você nem precisa de tanto espaço!
Sabe aquele cantinho da casa que você não usa muito e que bate um solzinho aconchegante do dia? Já pode organizar a sua horta ali!
Vale em lugares como:
- Varandinha;
- Parapeito da janela;
- Sacada, suspensa pregada na parede.
Avalie o melhor lugar da sua casa e construa a sua hortinha!
Antes, é claro, confira com o seu condomínio se isso é permitido. Caso sim, é só organizar sua hortinha e deixar que o ambiente pegue, no mínimo, 4 horas de sol por dia.”
As sementes
“Você pode investir em sementinhas:
- De tempero;
- De legumes e verduras;
- De frutas.
Você consegue encontrá-las em casas de adubo e jardinagem, sem agrotóxico, ou, ainda, pegá-las do que você já consumiu. Vale aquelas que vêm na maçã, do mamão, do melão…
Sementes diversas pedem cultivos diversos. Fique atento!
Algumas sementes são mais simples que outras e podem ser jogadas diretamente na terra. É o caso daquelas que vêm no tomate, por exemplo.
Já outras, como as sementes do maracujá, do mamão e da jaca, devem ter outro tratamento. Tem que esperar secar!
Uma outra dica bem legal é a da cebolinha, que tem chance de crescer em locais somente com água: pode ser um copo ou um jarro.
Como todos nós, a cebolinha adora tomar água e é bom trocá-la todos os dias, no mínimo. Você pode podar com a tesoura a parte que vai consumir, que logo ela cresce de novo – mas não pode cortar a raiz. Quanto mais ela é consumida, mais estímulo para crescer de novo. Pruuu!”.
Cebolinhas adoram tomar água! Pruuu!
Dicas para sua hortinha
“As mudinhas e sementes podem ser plantadas em diversos lugares como:
- Vasos;
- Direto na terra;
- Em garrafas pet;
- Caixas de madeira;
- Onde mais a sua imaginação permitir!
Você ainda pode montar sistemas mais práticos de irrigação, até com a própria garrafa pet, para que sua hortinha não deixe de receber a tão esperada água.
Garrafa pet é uma forma mais sustentável, prática e em conta para cuidar das suas plantas!
Mas alguns cuidados devem ser tomados para que tudo corra bem. Atenção, principalmente, para não esbarrar e/ou chutar a sua hortinha, e preste também atenção aos diferentes tipos de espécies. Nem todas precisam da mesma quantidade de água ou de sol, por exemplo.
Uma grande dica é furar cada vaso ou recipiente no fundo. Assim, a água pode ser drenada sem encharcar as outras plantinhas do lado.
É isso, pessoal! Pruuu! Espero que vocês tenham gostado dessas dicas tanto quanto eu gostei de estar aqui com vocês de novo e ajudar!