Por que desenhar pode fazer bem para a saúde do meu filho? - Morar

Por que desenhar pode fazer bem para a saúde do meu filho?

Já se pegou rabiscando algum pedaço de papel sem perceber? Essa atividade é considerada relaxante por ativar o lado direito do cérebro, que é considerado o lado emocional, criativo e intuitivo, e por isso, torna-se algo prazeroso.

Os pais que costumam dar papel, caneta e lápis de cor para os pequenos quando estão agitados sabem muito bem disso. Ao se concentrarem nos rabiscos, as crianças se acalmam, e aquela agitação vai passando aos poucos.

Os esforços e concentração são essenciais para que a criança consiga chegar ao seu objetivo. 

O processo de reconhecimento do desenho

A partir dos quatros anos, as crianças começam a reconhecer o que é um desenho e também é a fase em que se passa a tentar reproduzir o que ela reconhece. Esse desenvolvimento auxilia o cérebro a estimular seu senso de observação.

Os gestos realizados na hora de fazer um desenho se tornam mais precisos, o que faz com que as crianças conheçam os limites de uma folha em branco e também já consigam controlar as linhas para não ultrapassar a margem.

Pode parecer simples para gente, mas essa percepção é adquirida aos poucos, e os desenhos podem ajudar bastante nisso.

A Eyshila, de apenas nove anos, adora desenhar! Já contamos a história da família dela aqui e mostramos o lindo desenho que ela fez da Cora, especialista em imóveis da Morar, apenas olhando para a personagem e tentando reproduzí-la no papel. É um grande exemplo de reconhecimento e reprodução de um desenho.

Menina Eyshila desenha a especialista em imóveis da Morar Construtora, Cora, em estande de vendas da empresa.

Eyshila desenha Cora, especialista em imóveis da Morar Construtora. 

Formação de personalidade

O desenho também permite que elas expressem emoções que às vezes não sabem verbalizar. É possível identificar a formação da personalidade pelo desenho. Ficam perceptíveis aspectos da criança como paciência e insistência quando ela reproduz algo, pode demonstrar também irritabilidade quando os traços se tornam mais fortes, ou tranquilidade quando os traços são mais leves.

Aos papais, sempre perguntem o que é o desenho, ou o porquê, pois isso pode indicar traços do estado psicológico da criança. Se ela está feliz, frustrada, ansiosa, com medo, tudo isso geralmente transparece em suas artes. Que tal observar como anda seu filho incentivando a atividade? Clique aqui e faça o download do desenho da Cora!

Desenho da especialista em imóveis Cora para colorir.
Atendimento onlineAtendimento online