Como compor renda conjunta para financiar seu apartamento - Morar

Como compor renda conjunta para financiar seu Minha Casa, Minha Vida

Você sabia que é possível juntar a sua renda com a de outra pessoa para realizar o sonho da casa própria no Programa Minha Casa, Minha Vida?

É isso mesmo! Mesmo que você não possua o valor mínimo para conseguir o financiamento, você pode compor o valor de diferença com as rendas de outras pessoas.

Continue lendo para saber mais!

O que é renda conjunta?

Quando uma família é unipessoal, ou seja, uma pessoa sem filhos, o valor do subsídio conseguido pelo Minha Casa, Minha Vida pode ser reduzido em até 40%. Ao realizar o pedido da composição de renda, você consegue financiar um valor maior.

Antes, é claro, é necessário um processo de análise de dados de todos os solicitantes para aprovação, como no processo com apenas uma pessoa.

Durante a análise de crédito de planos de financiamento, o banco irá avaliar a renda mensal dos candidatos, diante do risco de crédito condicionado pelo banco.

Os bancos em geral limitam a parcela de financiamento em até 30% da renda apresentada.

Quem pode fazer a composição de renda?

Alguns bancos limitam o número de pessoas que podem compor a renda, mas a Caixa Econômica Federal apenas exige que todos passem pelo mesmo critério de avaliação onde é necessária a aprovação. Ou seja, pode ser financiado por mais de duas, três, quatro, cinco pessoas…  

O fator é variável de banco para banco, mas geralmente se enquadra como tipo de relação aceita para composição de renda:

  • Cônjuges
  • Namorados
  • União Estável
  • Padrasto
  • Madrasta
  • Enteado
  • Pais e irmãos
  • Sogros
  • Filhos
  • Tios e primos

Mas a composição da renda não precisa ser feita apenas entre os citados acima. Pode ser entre qualquer um! Qualquer um mesmo, até amigos!

Por que fazer uma composição de renda?

Além de ajudar na aprovação do crédito para o financiamento, a composição de renda também pode lhe abrir uma maior possibilidade de empreendimentos.

Por exemplo, se com sua renda individual você buscava algo na faixa 1,5 (saiba mais informações aqui), como o Vista do Bosque, a composição de renda pode lhe abrir a possibilidade de financiar um imóvel de maior valor na faixa 2, como o Vista do Horizonte.

Morar bem, e principalmente, em um imóvel próprio é um sonho possível e cada vez mais próximo. Consulte as facilidades de financiamento que a Morar Construtora oferece! Fale com o nosso corretor online!

Atendimento onlineAtendimento online