Casa do Congo: identidade e história tem morada em Serra - Morar

Casa do Congo: identidade e história da tradição tem morada em Serra

Inaugurada no ano 2000, a Casa do Congo nasceu com o objetivo de reunir todo o acervo e a memória do congo serrano, homenageando o Mestre Antônio Rosa, congueiro da região.

Localizado em Serra Sede, é um lugar para levar a família em um passeio repleto de cultura e história, não apenas da cidade, mas também do Espírito Santo e até mesmo do Brasil. É a divulgação do Patrimônio Histórico e Arquitetônico de Serra e também a criação permanente de um espaço Formador de Consciência Histórico-Cultural.

Espaço é homenagem a Antônio de Pádua Machado

A Casa do Congo Mestre Antônio Rosa (foto em destaque/Créditos: Letícia Vieira) é uma vitrine para todos aqueles que querem conhecer o Congo, uma das principais manifestações da Cultura Popular Capixaba, além de outras demonstrações artísticas. Um espaço aberto que está sempre sendo divulgado para estudantes, professores e para o público em geral.

O espaço também é uma homenagem a um homem, serrano, que teve uma vida dedicada ao congo, trabalhando muito para seu fortalecimento. Este homem é Antônio de Pádua Machado, ou, como era conhecido, Mestre Antônio Rosa, nascido em 26 de Janeiro de 1923.

Mestre Antônio Rosa seguiu uma tradição de família e se tornou “festeiro” da cidade. Foi responsável pela criação de uma oficina de instrumentos que visava a criação de novas bandas e da organização das já existentes. Por tudo isso a homenagem é justa e representativa de todos os Conguistas da Serra e do Espírito Santo.

Acervo Arquitetônico do Patrimônio

O prédio que sedia a Casa do Congo é uma das principais construções do Acervo Arquitetônico do Patrimônio Histórico da Serra e também tem muita história. Segundo informações, ela possui aproximadamente 140 anos e pertenceu a João Miguel, um importante político e comerciante de Serra.

A história de preservação desta casa é muito interessante e remonta há um tempo onde Dona Mocinha, esposa de João Miguel, pediu  ao marido para que a comprasse para não deixar seu então proprietário demoli-la.

Em sua proximidade está localizado o condomínio-clube Vista do Bosque, um empreendimento da Morar Construtora. O local possui apartamento de dois quartos, com possibilidade de financiamento no Programa Minha Casa Minha Vida.

Localizado na Av. Pau Brasil, em Centro da Serra, o Vista do Bosque também conta com todas as vantagens de ser um empreendimento com a qualidade e garantia da Morar Construtora. Confira oito motivos para você adquirir um imóvel no Vista do Bosque aqui!

Atendimento onlineAtendimento online