Aprenda a usar o filtro solar de forma adequada - Morar

Sua pele no verão exige cuidados: aprenda a usar o filtro solar de forma adequada

Calor, suor, vento, praia, piscina. O verão oferece muitos desafios para a nossa pele, não é mesmo? Para manter um belo bronzeado, mas sem esquecer a saúde, o filtro solar é item essencial. Mas ao mesmo tempo que protege, o filtro solar também é alvo de dúvidas. Para evitar que o mau uso traga danos no futuro, confira algumas dicas para otimizar os efeitos nocivos causados pela exposição desprotegida ao sol e ainda desfilar com uma cor dourada, bonita e saudável.

Escolha produtos com proteção contra os raios UVA (responsável por acelerar o envelhecimento cutâneo e a formação de rugas e manchas solares) e UVB (que incidem na camada superficial da pele, provocando queimaduras solares). Fique atento ao FPS, o Fator de Proteção Solar dos itens aplicados.

Aplique o protetor solar de olho no relógio: para curtir a praia e ficar com um bronzeado homogêneo, a dica é aplicar o produto ainda em casa, sem roupa, antes de colocar a roupa de banho. Dessa forma, evita-se a formação das famosas manchas perto das alças do traje de banho. Já em ambientes urbanos, a aplicação deve ser feita logo pela manhã. No entanto, é indispensável lembrar que a proteção efetiva só acontece a partir da absorção completa do produto na pele. Por isso, é preciso aplicá-lo de 15 a 30 minutos antes da exposição solar contínua.

Preste atenção na quantidade: no rosto e pescoço, o ideal é aplicar o equivalente a uma colher de chá. Já no tronco, braços e pernas, a dica é passar a medida de uma colher de sopa na parte de frente e outra, na parte de trás de cada uma das áreas.

Evite a exposição ao sol nos períodos de forte radiação e opte por filtros solares específicos para seu tipo de pele. Em geral, para peles oleosas são recomendados os cosméticos em gel, gel creme ou loções oil free (sem óleo). Já quem sofre com a cútis ressecada, deve optar por itens mais cremosos.

Não se esqueça das orelhas, nariz, nuca, pés e mãos. Esta ação evita o surgimento de manchas e queimaduras indesejáveis.

Com a exposição contínua ao sol, os raios ultravioletas podem degradar as substâncias do filtro solar. Por isso, é aconselhável a reaplicação do produto pelo menos a cada duas horas (se estiver na praia ou piscina) e após cada mergulho (mesmo sendo à prova d´água, eles acabam saindo). Na cidade, o ideal é aplicá-lo a cada três ou quatro horas, em toda área que estiver exposta às radiações. Se transpirar demais, também vale reaplicá-lo mais vezes ao longo do dia.

Agora que você já pegou todas as dicas para se proteger, aproveite para conhecer o Mirador Camburi. Um empreendimento de alto padrão da Morar Construtora, com área de lazer com piscina e em frente ao espetacular mar de Camburi.

Atendimento onlineAtendimento online