10 curiosidades sobre Vitória que você provavelmente não sabia
Capital do Espírito Santo, Vitória tem suas peculiaridades que só os próprios capixabas entendem. No aniversário da cidade, reunimos algumas informações curiosas sobre a capital para que você fique ainda mais por dentro do que já rolou ou ainda rola na ilha.
Confira 10 curiosidades sobre Vitória!
1) Quem nasce em Vitória é vitoriense
Apesar de que muitos pensam, quem nasce em Vitória não é capixaba, mas, sim, vitoriense.
O termo “capixaba” passou a ser empregado para quem nasce ou mora no Espírito Santo. Ele se relaciona a uma plantação ou roça cultivada por índios.
2) Era composta por 50 ilhas
O nome Cidade Ilha não veio do nada. Inicialmente, a capital tinha cerca de 50 ilhas em todo o seu território.
Com o passar dos anos, Vitória foi perdendo essas ilhas devido aos aterros que foram sendo construídos, diminuindo esse número.
3) Primeiro lugar em qualidade de vida
Em 2016, a capital ficou em primeiro lugar em bem-estar urbano em uma pesquisa realizada pelo Observatório Metrópolis, no Rio de Janeiro.
Além disso, Vitória também já foi considerada pela ONU como 4ª melhor cidade para se viver no Brasil, e uma outra pesquisa revelou a capital como uma das mais saudáveis do país.
4) Uma embarcação chamada Glória já defendeu a cidade
O nome Glória é conhecido em lugares da capital como o Sesc Glória, no Centro da cidade, o edifício Glória e o Bistrô Glória, também no Centro.
Todos eles são homenagens à uma embarcação que protegeu a cidade de três invasões francesas que oprimiam Vitória.
No terceiro confronto, porém, o navio acabou naufragando em um ato de coragem lembrado até hoje. Os invasores nunca chegaram até a cidade, graças à Glória.
O Cine Teatro Glória, atual Centro Cultural Sesc Glória, em 1950 (Foto: José Tatagiba).
5) A Ilha do Boi tem esse nome justamente por conta de bois
A Ilha do Boi tem esse nome justamente por conta dos animais. Tudo aconteceu no final do século XVII, quando um navio naufragou com um carregamento de gado vivo.
Na época, os bois logo surgiram nas praias e a ilha ficou conhecida como Ilha do Boi, nome que carrega até hoje. É um dos bairros mais prestigiados da cidade.
6) A Rua da Lama também tem um nome literal
A Rua da Lama, no bairro de Jardim da Penha, ficou conhecida assim após um longo período de chuvas.
Como já é de imaginar, a rua ficava lameada, mas como já era um ponto de entretenimento na cidade, o movimento de pessoas se mantinha fiel.
A Av. Anísio Fernandes Coelho pode até ter sido asfaltada com a urbanização de Vitória, mas o apelido caiu na memória da população e principalmente no gosto dos estudantes.
Jardim da Penha na década de 60. (Foto: Arquivo Público de Vitória)
7) Mais de 220 pontos de wi-fi grátis
Vitória tem mais de 220 pontos de wi-fi grátis espalhados por toda a cidade. Como se trata de um serviço de transmissão por antena, tecnologia similar às que usamos em casa, é preciso estar próximo aos pontos para acessar livremente.
No total, são quase 70 mil conexões diárias e gratuitas.
8) Jardim Camburi é o maior bairro do Estado
O bairro Jardim Camburi, na capital, é o maior bairro do Espírito Santo. Uma pesquisa realizada pela Associação de Moradores, constatou que 88% dos residentes não possuem vontade de se mudar para outro bairro, 7% consideram a situação regular, e somente 5% apresentou vontade de deixar o bairro.
Seus moradores consideram o lugar quase como que uma pequena cidade dentro de Vitória, com tudo que precisam sem precisar ir longe. Saiba mais sobre ele.
Vista aérea de Jardim Camburi.
9) É terra da musa da MPB Nara Leão
A cantora de MPB Nara Leão nasceu em Vitória em 1942, mas se mudou para o Rio de Janeiro com um ano de idade. Nara ficou conhecida como musa da bossa nova em todo Brasil e fez sucesso internacional.
A cantora Nara Leão, nascida em Vitória, nos anos 60 (Foto: Divulgação).
10) Vila Velha também fazia parte da capital
Antigamente a cidade de Vila Velha também fazia parte da capital Vitória. O nome, Vila Velha, veio de Vila do Espírito Santo, o primeiro nome da capitania.
Desde 1959, sabemos, é claro, que o município não faz mais parte da capital.
Incrível conhecer um pouco mais da capital capixaba! Você conhecia todas essas curiosidades sobre Vitória?
Parabéns, Vitória!