Parede de giz em casa: como usar
Queridinhas de bares e restaurantes já faz algum tempo, a parede de giz ou de lousa têm ganhado espaço nas decorações de casas e apartamentos.
Veja como usar uma parede de giz em casa e aproveitar o melhor do seu espaço!
Cuidado com ambientes escuros
Seja na cor verde ou preta, uma parede de giz pode escurecer o ambiente caso esse não seja bem iluminado.
Então, caso goste da ideia e queira colocá-la em prática na sua casa, escolha uma parede próxima à janela ou com uma iluminação privilegiada.
Assim, você não abre mão da luz natural, nem de ter uma parede diferente e moderna.
O que desenhar
O que desenhar em uma parede de giz é uma dúvida comum. Mas não se preocupe! Com essas dicas simples, você pode deixar a sua parede mais bonita e descolada.
Na sala de estar ou no quarto das crianças, você pode usar frases bem humoradas, motivacionais ou desenhos leves e divertidos de carinhas felizes ou de animais como cachorros, gatos, macacos…
Sugestão de decoração para quarto infantil com desenhos da fauna brasileira.
Na cozinha, vale desenhar frutas, xícaras de café, biscoitos e até deixar espaços para receitas preferidas ou listas de compras.
Mensagens de “bom dia” ou de “bom apetite” também são divertidas e dão um clima mais acolhedor para as refeições.
Mensagens de “bom apetite” ou de “bom dia” dão tom leve às refeições.
Personalidade na decoração
Responsável pelo decorado do Vista do Bosque, a arquiteta Renata Guedes conta um pouco sobre as vantagens de inserir a parede ou lousa de giz: “ela permite que o arquiteto traduza um pouco da personalidade do seu cliente e da mensagem que quer passar na decoração”.
A parede de giz da cozinha do decorado do Vista do Bosque.
Além disso, a arquiteta conta que ter a parede é relativamente barato, pois só é preciso uma tinta específica e uma superfície lisa dentro do seu apartamento. Assim, você consegue mudar a cara do ambiente quando quiser.
Arte profissional
Caso o morador prefira uma arte profissional, Renata fala sobre os cuidados que se deve ter.
“Após o responsável pela arte terminar o desenho, é necessário cobrir o giz com uma camada de verniz, protegendo a composição para não borrar ou se desfazer. Para limpar, basta usar um pano úmido, sem adição de produtos químicos.”