Aprimorar: saiba como a Morar inovou em 2023
Programa de inovação da construtora impactou clientes, colaboradores e fornecedores neste ano
Aprimorar
A inovação sempre fez parte das características e do dia a dia da Morar. A construtora foi a primeira a ser certificada pela ISO 9001, reforçando sua posição de pioneira na gestão de qualidade e melhoria contínua. Seja na construção civil ou na administração, a empresa busca implementar novas técnicas e processos que impactam diretamente o mercado.
Foi pensando nisso que, a partir de 2021, a Morar sentiu necessidade de focar em estudos de inovação e para isso estruturou uma área específica dedicada a gerir iniciativas inovadoras. Com isso, começou a ser conduzido o Comitê Semanal de Inovação, com participação das lideranças de todas as áreas da construtora.
Segundo o Gestor de Inovação, Plínio Machado, o comitê é uma estratégia para lidar com os desafios de cada diretoria de forma organizada, com ritmo e propósito. A cada semana uma área se reúne e avalia as ações em andamento e as que devem ser priorizadas. “Isso gera uma movimentação nas pessoas em busca de resolver os desafios, gerando ganhos diretos em processos, já que o compartilhamento de informações proporciona novas ideias e soluções”, completa.
Além disso, ele ainda revela que, ao observar maiores desafios, foi realizada uma consultoria de inovação que pudesse conduzir os grupos focados em temáticas específicas. Neste contexto, a Inventta, renomada empresa de inovação, foi contratada para uma parceria com a Morar. Foram organizados squads com base na metodologia da consultoria e trabalharam ao longo de 2023 para resolver os desafios de potencializar a experiência do cliente, com foco na comunicação e em reduzir a inadimplência.
“O sucesso dos primeiros squads deram base para que a área interna de Inovação criasse um terceiro squad, com foco na construção de um modelo de vendas focado em parceria com outras empresas”, concluiu o gestor.
Mão na Massa
Uma das etapas principais do desenvolvimento da área de inovação na Morar Construtora foi a criação do programa Mão na Massa. O projeto atendeu a uma necessidade observada pela liderança da empresa, de que seria importante envolver o time operacional das obras no alcance das soluções, para melhorar a construção, potencializando a produtividade e agilidade. O objetivo central foi captar ideias para melhorar esse contexto.
Na sua concepção, partindo da Gestão de Inovação, o Mão na Massa envolveu todo o time administrativo das obras, que se tornou o veículo entre os operários e o resto da equipe. Foram realizadas capacitações sobre engajamento, empatia, capacidade de ouvir e valorização de ideias, mesmo as mais simples, pois podem se juntar a outras e solucionar grandes desafios.
O feedback de um dos participantes, o encarregado de obra, Edivaldo revelou a importância do programa: “Não lembro de ter visto algo assim, com uma proximidade tão grande e saudável entre operacional e administrativo. Maravilhoso isso, o Mão na Massa mexeu muito com todos. Foi excelente a ideia de ouvir ideias”.
Todas as soluções apresentadas pelos operários foram recebidas e estão sendo aprofundadas em busca da implementação de melhorias sugeridas.
Mudança de mentalidade
As consequências da dedicação e investimento em inovação são inúmeras, mas algo a se destacar é a mudança de mentalidade e percepção, tanto de lideranças, quanto dos diversos times envolvidos na Inovação. O desenvolvimento da cultura dentro de uma organização é essencial para a evolução dos processos e melhorias.
A forma de se comunicar, cada vez mais automatizada e integrada, a criação de estratégias que promovem a interação e informação, com o intuito de impactar positivamente a experiência do cliente foram consequências diretas das medidas iniciadas em 2021 e aceleradas em 2023.
Os desafios de inovação também proporcionaram olhar os problemas de outros ângulos, o que proporciona um ambiente saudável de resolução de problemas. Plínio Machado conta que, por exemplo, ao buscar o objetivo de diminuir a inadimplência foram geradas diversas sugestões de melhoria para todo o processo de vendas e aprovação de crédito. “Inovação é isso, a partir do momento em que se abre a cabeça para novas ideias, elas vão se conectando e gerando um efeito dominó de melhoria contínua”, afirma.
Com isso, o Aprimorar se tornou o motor que impulsiona a Inovação na Morar. Isso só é possível com a participação de todos. Ter um olhar focado nas pessoas e na capacidade que elas têm de pensar e desenvolver novas ideias é o combustível do Aprimorar. Inovação precisa ser um processo coletivo, que gere valor e resultado.
“A Morar está no caminho certo e o destino é cada vez mais distante, pois quanto mais a gente inova, mais a gente percebe que pode inovar. Inovação é um ciclo vicioso: quanto mais a gente estimula a participação, mais melhorias surgem”, completa o gestor.