Casa do Congo: identidade e história da tradição tem morada em Serra
Inaugurada no ano 2000, a Casa do Congo nasceu com o objetivo de reunir todo o acervo e a memória do congo serrano, homenageando o Mestre Antônio Rosa, congueiro da região.
Localizado em Serra Sede, é um lugar para levar a família em um passeio repleto de cultura e história, não apenas da cidade, mas também do Espírito Santo e até mesmo do Brasil. É a divulgação do Patrimônio Histórico e Arquitetônico de Serra e também a criação permanente de um espaço Formador de Consciência Histórico-Cultural.
Espaço é homenagem a Antônio de Pádua Machado
A Casa do Congo Mestre Antônio Rosa (foto em destaque/Créditos: Letícia Vieira) é uma vitrine para todos aqueles que querem conhecer o Congo, uma das principais manifestações da Cultura Popular Capixaba, além de outras demonstrações artísticas. Um espaço aberto que está sempre sendo divulgado para estudantes, professores e para o público em geral.
O espaço também é uma homenagem a um homem, serrano, que teve uma vida dedicada ao congo, trabalhando muito para seu fortalecimento. Este homem é Antônio de Pádua Machado, ou, como era conhecido, Mestre Antônio Rosa, nascido em 26 de Janeiro de 1923.
Mestre Antônio Rosa seguiu uma tradição de família e se tornou “festeiro” da cidade. Foi responsável pela criação de uma oficina de instrumentos que visava a criação de novas bandas e da organização das já existentes. Por tudo isso a homenagem é justa e representativa de todos os Conguistas da Serra e do Espírito Santo.
Acervo Arquitetônico do Patrimônio
O prédio que sedia a Casa do Congo é uma das principais construções do Acervo Arquitetônico do Patrimônio Histórico da Serra e também tem muita história. Segundo informações, ela possui aproximadamente 140 anos e pertenceu a João Miguel, um importante político e comerciante de Serra.
A história de preservação desta casa é muito interessante e remonta há um tempo onde Dona Mocinha, esposa de João Miguel, pediu ao marido para que a comprasse para não deixar seu então proprietário demoli-la.
Em sua proximidade está localizado o condomínio-clube Vista do Bosque, um empreendimento da Morar Construtora. O local possui apartamento de dois quartos, com possibilidade de financiamento no Programa Minha Casa Minha Vida.