Taxa Selic

Como a taxa Selic pode facilitar a compra do meu apê

Muito tem se falado nos noticiários sobre a redução da taxa Selic, também chamada de taxa básica de juros. 

Atualmente, o Brasil passa pelo momento histórico em que a Selic se encontra em seu nível mais baixo, 2%, o que também tem sido bastante noticiado.

Outro ponto muito discutido atualmente diz respeito à compra de imóveis. Especialistas afirmam que esse é um excelente momento para realizar essa compra, mas muita gente se pergunta como a redução da taxa Selic pode facilitar a compra do apartamento. 

É isso o que vamos ajudar a explicar a seguir!

O que é a Selic?

Selic é a sigla para Sistema Especial de Liquidação e Custódia. É a base de todos os juros existentes e que podem incidir na economia brasileira.

Todos os demais juros, como de financiamento, empréstimos e até de investimentos vão se basear nessa taxa, por isso a Selic é tão importante.

Por conta dessa grande magnitude, os rumos da Selic são decididos pelo Governo Brasileiro. 

A cada 45 dias o Copom, o Comitê de Política Monetária do Banco Central, se reúne para decidir se eleva, diminui ou mantém estável a Taxa Selic.

Como o Governo usa a Selic?

A Selic é uma das ferramentas que o Governo utiliza para atingir alguns objetivos econômicos. 

Quando precisa frear a inflação, por exemplo, o governo eleva a Selic. Dessa forma, o consumo fica desestimulado, pois com a alta da taxa básica, aumenta toda a cadeia de juros.

Assim, o crédito fica mais caro e as pessoas deixam de consumir.

Com menos consumo, há menos demanda. Se há menos demanda, os preços caem. Essa é a lógica.

Outro efeito colateral de uma Selic elevada é que, como toda a cadeia de juros aumenta junto com ela, passa a ser mais vantajoso investir em investimentos, como títulos do Governo e de renda fixa. 

Com a Selic em alta, esse títulos, também chamados de Tesouro Direto, apresentam rendimentos maiores, o que leva os investidores a comprar os papéis do Governo, recebendo juros maiores, ao invés de aplicar os recursos na chamada economia real.

Porém, a Selic também pode ser usada quando o Governo deseja aumentar a atividade econômica. 

Ao diminuir a Selic, os demais juros, como o do crédito e dos financiamentos, também caem. Dessa forma, estimula-se o consumo, com consequente aquecimento econômico.

Também nesse cenário, os juros dos títulos públicos passam a render mais. O investidor que preferia emprestar dinheiro ao Governo para receber juros maiores, percebe que esse movimento deixa de ser rentável. Passa a ser mais vantajoso, então, investir na economia real, o que também estimula a cadeia produtiva.

Mas o que tudo isso tem a ver com a compra do meu apê?

Quando um financiamento imobiliário é feito, o que o banco faz, na realidade, é vender dinheiro. 

O banco paga o valor do imóvel à construtora ou incorporadora e, contratualmente, espera receber a compensação por esse valor pago. Essa compensação são juros, que serão pagos pelo comprador do imóvel, a pessoa física que vai viver no apartamento financiado.

Lembra que desde o início explicamos que a taxa Selic influencia todos os demais juros praticados no Brasil? Pois com a Selic mais baixa, os juros do financiamento também caem. 

Dessa forma, o valor dos financiamentos também fica menor, possibilitando uma oportunidade mais proveitosa para quem deseja comprar seu apartamento em condomínios-clube como o Veredas Buritis, da Morar.

Taxa Selic pode ajudar a compra de imóvel

Veredas Buritis Condomínio-Clube, em Colina de Laranjeiras, Serra.

A queda na taxa de juros faz com que o financiamento do Veredas Buritis fique mais atrativo. Como o sistema de pagamento das parcelas é decrescente, com o passar do tempo, as prestações do financiamento ficarão mais baixas do que as do aluguel.

Além disso, o momento também é excelente para quem quer utilizar o imóvel como forma de investimento, afinal de contas, a sua rentabilidade a longo prazo, com a taxa Selic baixa, se torna maior do que a de algumas outras formas de investimento. 

Conheça o Veredas Buritis e fale com um de nossos corretores online!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *