O que fazer em Serra ES

O que fazer em Serra, ES, no final de semana

A Serra é o município mais populoso do Espírito Santo e é cheia de possibilidades de lazer em qualquer época do ano. Veja o que fazer em Serra,ES, no final de semana!

Praias 

Opções de colocar o pé na areia e se refrescar no mar não faltam em Serra! 

Com 23 quilômetros de litoral, há praias para todos os gostos, desde aqueles que curtem águas agitadas para a prática de esportes radicais até os amantes da calmaria e tranquilidade. 

Fora que todas as cinco opções litorâneas contam com uma rica gastronomia capixaba, com destaque para a moqueca, peroá e tilápia. 

A primeira oportunidade de visitar no calor do verão é a Praia de Carapebus, onde há apenas uma faixa de areia a separando da lagoa que leva o mesmo nome. As ondas desse balneário ficam entre 0,5 m e 2 m e são ideais para a pesca e até surfe. 

Outro lugar bem visitado é a Praia de Bicanga. Nela, as águas são caracterizadas por serem quentes, o que a torna propícia para a pesca e mergulho, além disso há sombra farta na areia, já que o local possui muitas amendoeiras. 

Já na Praia de Nova Almeida, o que se mais busca são as várias piscinas naturais formadas pelos recifes na maré baixa. 

Ainda, há a Praia de Jacaraípe e a Praia de Manguinhos. A primeira é o balneário mais famoso do munícipio, point do surf no Estado, devido às ondas fortes e apresenta agitação dia e noite. 

Com clima bucólico, a segunda apresenta ares de vila de pescadores e possui bons restaurantes, poças térmicas naturais e até um ponto frequente de desova de tartarugas.

Monte Mestre Álvaro 

O Monte Mestre Álvaro tem 833 metros de altitude e está entre as maiores litorâneas da costa do Brasil. E é uma prova que você também pode escolher por aventura para aproveitar o fim de semana em Serra. 

Esse imponente monte é considerado uma área de proteção ambiental, pode ser visto a partir de vários pontos da região metropolitana da Grande Vitória e  até escalado na Serra. Escalado? Sim! 

Quatro trilhas principais que podem te levar ao topo do Mestre Álvaro, sendo que variam conforme o nível de dificuldade e o tempo para percorrer cada uma. São elas: Trilha Serra Sede, Trilha de Pitanga, Trilha do Queimado e Trilha de Furnas. 

A Trilha Serra Sede alterna entre mata e campo aberto e é a mais fácil dentre todas, o tempo médio de subida é de 3h30. Já a Trilha de Pitanga é ideal para quem curte mesmo uma aventura, já que em alguns momentos dentro das 5h30 é preciso abrir as matas até com um facão. 

O do Queimado, tem muitos pontos de água corrente pelo caminho, o que dá um toque todo especial. Mas, para isso, é preciso ir por um caminho de mais de 5 horas de duração.

E por fim, a Trilha de Furnas. É considerada a mais bonita, possui 7 km de extensão e há muitos poços para banho. Uma boa para refrescar nos dias de verão! 

Ah, mas para subir com mais segurança, o ideal é utilizar um guia. Conheça os guias autorizados

Jardim Botânico

Além de praias e uma bela subida para o Mestre Álvaro, você pode caminhar e relaxar com toda a família indo no Jardim Botânico da Serra. 

Com córregos, áreas brejosas e nascentes que formam um lago artificial, além de áreas remanescentes da Mata Atlântica, é possível respirar o ar puro e ter um contato incrível com a natureza.

O jardim fica aberto todos os dias a população. Bom, não é?

Parque da Cidade 

Divisa entre os bairros Parque Residencial Laranjeiras e Valparaíso, o Parque da Cidade é ideal se você busca caminhar com tranquilidade, fazer exercício físico ou mesmo pedalar na estação mais quente do ano. 

Além disso, é possível ter um ótimo contato com a natureza, já que o parque apresenta várias áreas verdes.

A infraestrutura do local é formada por playground, ciclovia, duas quadras poliesportivas, quadra de tênis, pista de skate, bromeliário e pista de caminhada. 

São várias opções para você aproveitar o calor do verão ao ar livre e, o melhor, com toda a família! 

Veja também no nosso blog: Programas de agroturismo em Serra e em Vila Velha!