Motivos para morar na região da Barra do Jucu

5 motivos para morar na região da Barra do Jucu

Conhecida por ser uma antiga vila de moradores em Vila Velha, a região da Barra do Jucu, hoje, é reconhecida por ser uma ótima região para se viver. 

Recheado de belezas naturais e de vistas privilegiadas, o local possui um mix cultural incrível, sendo referência em cultura e gastronomia. 

Separamos 5 motivos para morar nessa região tão querida pelos capixabas. Confira! 

1) Praias e belezas naturais 

As praias e toda a beleza natural que as envolvem são grandes motivos para morar nas redondezas da Barra.

As três praias mais conhecidas e frequentadas no bairro são: a Praia do Barrão, a Praia da Concha e a Praia da Barrinha. 

A da Barrinha possui uma faixa de areia bem comprida e é a continuidade da Praia de Itaparica. Nela, surfistas e pescadores são os maiores visitantes. Atrás desta praia, fica a Reserva Ecológica Estadual de Jacarenema, uma área com vegetação de restinga com trilhas para caminhadas. 

Motivos para morar na região da Barra do Jucu

Praia da Barrinha, na Barra do Jucu / Foto: Leo Araújo

A Praia do Barrão é famosa pelas ondas e pelo grande número de surfistas que aproveitam o mar bastante agitado para se desafiarem na água. 

Já a Praia da Concha, localizada perto do Morro da Concha, é menor e muito utilizada por pescadores para desembarque de barcos, além de ser tranquila e ideal para aqueles que gostam de se banhar. 

 

Motivos para morar na região da Barra do Jucu

Praia da Concha é pequena comparada a demais, mas muito utilizada pelas pessoas pela tranquilidade do mar / Foto: Destinos ES

 

Motivos para morar na região da Barra do Jucu

Foz do Rio Jucu, ao lado do Morro da Concha, visto das ruas da Barra / Foto: Destinos ES

 

2) Gastronomia do Jucu: opções acessíveis e saborosas 

A gastronomia é outro ponto forte da região da Barra do Jucu. São várias opções, para diferentes gostos e com preços acessíveis. 

Bistro Cantina Nona Menininha 

O Bistrô Cantina Nona Menininha serve a típica comida italiana de forma bem agradável e aconchegante. As massas artesanais e pizzas fazem parte do cardápio principal. 

Aos sábados tem feijoada e aos domingos quem ganha vez no estabelecimento localizado a 70m da Praia do Barrão é a moqueca. Turistas costumam frequentar sempre o local, que conta até com noites musicais.

O Bistrô fica localizado na Av. Ana Penha Barcelos, 207. Funciona de segunda a quinta, de 18h às 23h e sexta a domingo, de 11h às 23h. O telefone para contato é o (27) 3260 – 1505.  

Motivos para morar na região da Barra do Jucu

Bistro Cantina Dona Menininha, na Barra do Jucu / Foto: Divulgação

Restaurante Espera Maré 

O Restaurante Espera Maré serve comida regional na Barra do Jucu desde 1978. Lá, o prato mais pedido é a famosa moqueca capixaba. 

As mesas espalhadas pelo deck de madeira dão uma visão privilegiada ao encontro do Rio Jucu com o Oceano Atlântico. 

É um lugar ideal para visitar no fim de tarde e ficar até o jantar. 

O restaurante fica localizado na Rua Ana Barcelos, 166. Funciona de segunda a domingo, exceto na terça, de 11h30 às 23h30. Aos domingos fecha às 18h. O telefone de contato é o (27) 3260 – 1359.

Motivos para morar na região da Barra do Jucu

Restaurante Espera Maré, na Barra do Jucu / Foto: TripAdvisor

Taberna da Madalena 

Um lugar colorido, charmoso e com uma decoração praiana, a Taberna da Madalena é reconhecida por ter uma ótima comida e uma vista privilegiada para o Rio Jucu. 

Espaguete de frutos do mar, arroz com lula, siri, camarão e sururu são só algumas das especialidades do estabelecimento que atrai muitas pessoas especialmente pelo forró de todo domingo. 

O restaurante fica localizado na Rua Antônio dos Santos Leão, 82. Funciona de sexta e sábado, de 10h às 23h30, e domingo, de 10h às 16h30. O telefone de contato é o (27) 99697-9613.

Motivos para morar na região da Barra do Jucu

Taberna da Madalena, na Barra do Jucu / Foto: TripAdvisor

 

3) Variedade cultural 

Ao andar pelas ruas do balneário, é possível encontrar particularidades típicas do bairro em cada uma delas, como artes em relevo, mensagens de preservação da natureza e também expressões artísticas ligadas à própria cultura da região. 

Em se tratando de marcos turísticos e culturais do bairro, há um monumento conhecido como Castelo da Barra. Uma casa majestosa, que imita um castelo, com um cavaleiro bem na entrada. Apesar de não ser possível uma visita por dentro, o lado externo do castelo sempre chama a atenção de quem passa no balneário. 

Motivos para morar na região da Barra do Jucu

Castelo da Barra, na Barra do Jucu / Foto: Divulgação

Morar na região da Barra do Jucu também é respirar e sentir na pele o Congo, uma manifestação cultural que tem muitas raízes no bairro. 

A música embalada pela dança e acompanhada de instrumentos típicos da tradição fazem parte do local. Em datas festivas é possível ver pelas ruas os conguistas agitando e aflorando essa manifestação cultural tão presente no Espírito Santo. 

Motivos para morar na região da Barra do Jucu

Congo é um dos grandes diferenciais da região da Barra do Jucu / Foto: Catálogo de Viagens

 

4) Estabelecimentos comerciais

Na hora de escolher um bairro, é preciso também fazer uma análise sobre os estabelecimentos comerciais por perto para facilitar o dia a dia vivendo no local. 

Nessa observação e pesquisa, os supermercados e as escolas são o centro da preocupação das pessoas, afinal, ter esse tipo de estabelecimento próximo de você é fundamental. E, na região da  Barra do Jucu, opções são que não faltam. 

Supermercados 

Perim

Motivos para morar na região da Barra do Jucu

Supermercado Perim / Foto: Divulgação

O maior supermercado da região da Barra do Jucu conta com estacionamento e variadas opções para os clientes.

Fica localizado na Rod, ES-060, 5737, na Riviera da Barra, um bairro bem pertinho ao balneário. 

Rede Show Supermercados 

Há 11 minutos da Barra do Jucu, a Rede Show Supermercados é também uma excelente opção ao consumidor. 

Esse supermercado fica localizado na Av. Afonso Claudio, 12, em Terra Vermelha. 

Motivos para morar na região da Barra do Jucu

Rede Show Supermercados / Foto: Divulgação

 

5) Escolas

Outro ponto importante a ser analisado é a parte educacional. Há boas escolas na região da Barra do Jucu!

Marcílio Dias

Nas proximidades da região da Barra do Jucu, há uma escola estadual: a Marcílio Dias. A instituição pública atende alunos do Ensino Fundamental e também do Ensino Médio. 

Fica localizada na Rua Null Joao Coutinho, 17, na Barra Do Jucu.

Motivos para morar na região da Barra do Jucu

Escola Estadual Marcílio Dias / Foto: Divulgação

Umef Dr. Tuffy Nader

Outra opção, mas destinada apenas aos estudantes de Ensino Fundamental, é a escola municipal Dr. Tuffy Nader. A instituição conta sempre com oficinas recreativas. 

A escola fica localizada na Rua Antônio Fonseca, 1, na Barra do Jucu. 

Motivos para morar na região da Barra do Jucu

UMEF Dr. Tuffy Nader / Foto: Divulgação

A Morar também está presente nas redondezas da Barra do Jucu, mais precisamente no bairro Santa Paula 2! Um condomínio-clube com lazer e segurança completos, que fará você ter mais vontade ainda de morar no bairro! Saiba mais sobre o Vista da Barra! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *