Mobiliar o apartamento

Como mobiliar o apartamento sem gastar muito dinheiro

Na hora de mobiliar o apartamento, todo centavo conta, não é mesmo? 

Por isso, elaboramos um guia com 5 dicas valiosas para você economizar nessa missão!

Confira!

1) Planeje o espaço

O primeiro passo para você mobiliar seu apê sem gastar muito é o planejamento do espaço!

Com a tipologia e a metragem dele em mãos, faça um esboço do que você quer colocar e onde, listando as medidas dos possíveis móveis e adequando a todos os lugares da casa. 

Desta forma, o seu apartamento ficará do jeito que sempre sonhou!

2) Recupere itens em bom estado 

Fez o planejamento? Chegou o momento de colocá-lo em prática organizando os móveis que serão necessários.

Para começar, uma boa opção é recuperar eletrodomésticos e itens em bom estado que estavam no antigo lugar que você morava, desde geladeira, passando por estantes e até guarda-roupas.

Dessa forma, evita-se desfazer de coisas que ainda estão boas e as utiliza no seu  novo lar. 

Se algo não estiver tão bom, veja se vale fazer uma reforma você mesmo, seja por meio de pinturas ou até se inspirando em alguma das várias ideias de marcenaria espalhadas pela Internet.

3) Priorize a compra de móveis essenciais 

É verdade que nem tudo dará para ser reutilizado. E é aí que entra o momento de ir à compra de móveis.

Para sair economizando, nessa hora, priorize aquilo que é essencial, ou seja, que é mais urgente para a sua rotina diária e de sua família. Para te ajudar, faça uma lista dos principais móveis e eletrodomésticos para cada cômodo. Anote o que vocês não podem ficar sem no novo apê!

Por exemplo, você deseja uma estante para a sala de jantar, mas ainda não possui um fogão, que é algo básico. Logo, o mais indicado é que o fogão seja a sua prioridade!

Fazendo esse tipo de comparação não faltará nada que é extremamente necessário em seu apartamento.

4) Crie um cronograma

E os outros móveis não essenciais, mas necessários para o apê ficar do jeito que sonhou? 

Elabore um cronograma com ordem de importância, valor e estipulando os meses que você acredita que será o melhor momento para adquirir esses itens. 

E isso só pode ser feito aliado, claro, ao seu orçamento. Assim, você garante mais certeza de quanto deve receber, bem como quanto pode gastar ao longo do tempo. 

Por isso, lembre-se: a mobília deve se adequar ao seu orçamento e nunca o contrário. Estipule um tempo palpável e que não comprometa a renda de sua família!

5) Inove e faça você mesmo 

Por fim, a nossa última sugestão valiosa para você mobiliar o seu apartamento é: Do It Yourself. Ou melhor: faça você mesmo, como comentamos quando falamos de reformas mais acima. 

Aliando criatividade e disposição, é possível colocar a mão na massa e construir móveis do zero, personalizando de acordo com o seu gosto e atendendo às suas necessidades. 

Caixas de madeiras, por exemplo, podem virar mesas, prateleiras ou artigos de decoração. Inclusive, há vários tutoriais ensinando o passo a passo, como nesse e nesse vídeo. 

Ficou interessado em colocar essas ideias em prática, mas ainda está sem um apê? Conheça as opções de condomínios-clube da Morar Construtora!