Mercado imobiliário 2021

Como será o mercado imobiliário em 2021?

Vários segmentos de mercado passaram por alterações e adaptações durante a nova realidade imposta pela pandemia. E o mesmo aconteceu com o mercado imobiliário. 

Diante de um cenário novo e tão repentino, o que podemos esperar do mercado imobiliário em 2021? 

O uso de tecnologias, como as visitas online, tour 360° e uso de aplicativos de gestão imobiliária para melhores resultados administrativos e financeiros são alguns dos caminhos que o mercado imobiliário irá percorrer para continuar crescendo e se reinventando esse ano. 

Ficou curioso e quer saber como ficará o mercado imobiliário em 2021? Confira aqui! 

Cenário do mercado imobiliário em 2020

Para que você entenda como estará o ramo imobiliário esse ano, precisamos contextualizar como foi em 2020. 

Aumento das expectativas

O ano passado começou com altas expectativas, principalmente após um ano de forte crescimento como foi 2019. Uma pesquisa realizada pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), do ano passado, mostrou que o primeiro trimestre de 2020 teve um aumento de vendas de 26,7% em comparação com 2019. 

Entretanto, com o avanço da pandemia, o mercado começou a perder o fôlego. As medidas de isolamento social e a incerteza em relação aos próximos meses trouxeram insegurança para os consumidores e para o mercado. 

A insegurança foi bem visível e podemos ver isso nos resultados da pesquisa da CBIC.

Queda no número de unidades lançadas 

Os dados mostram que houve uma queda de 14,8% no número de unidades lançadas no Brasil em comparação com o ano anterior, deixando bem perceptível os efeitos da crise nas construtoras e a baixa procura pelos clientes. 

Apesar do cenário de 2020 não ter sido favorável para o mercado imobiliário, ainda podemos ter uma vantagem desse período: a transformação digital. 

Com a maioria dos corretores de imóveis em home office, o uso de softwares e plataformas digitais para organização do trabalho ganhou mais força e mostrou que é possível manter o fluxo de vendas mesmo trabalhando a distância. 

Atendimento 100% digital 

Aqui na Morar, inclusive, lançamos um atendimento 100% digital, onde o cliente conseguia realizar todas as etapas de compra do seu Morar sem sair de casa!

Esse atendimento, independente do fim da pandemia, continua e continuará para poder facilitar a sua vida e a da sua família! Conheça mais sobre ele aqui

O que esperar do mercado imobiliário em 2021?

As expectativas para o mercado imobiliário em 2021 são altas, já que a taxa Selic está em 2% ao ano, o que torna o apê um investimento mais atrativo que as demais aplicações, e o Governo Federal acaba de oficializar o novo programa de financiamento Casa Verde e Amarela

Além disso, diversas mudanças aconteceram devido à pandemia, com a promessa de que muitas delas se mantivessem e se tornassem comuns no ramo imobiliário – o que deve acontecer. 

Plataformas digitais de gestão

As plataformas digitais de gestão já ajudavam no desenvolvimento de tarefas administrativas e financeiras em 2020 e, hoje, já se tornaram parte essencial para construtoras e incorporadoras como a Morar. 

O relacionamento com o cliente e o atendimento online continuarão fortes em 2021 – nosso Atendimento 100% Digital está aí que não nos deixa mentir!

O digital continuará sendo uma das formas de estabelecer o primeiro contato e alcançar um maior público. 

Perfil do cliente diferente 

Além de mudanças estruturais na rotina de trabalho, o perfil do cliente também deve mudar esse ano. 

Como resultado da pandemia e do período de isolamento social, as pessoas passaram a valorizar a estrutura de um condomínio-clube completo como os condomínios da Morar, que proporcionam lazer e conforto sem precisar sair de casa. 

Então, será comum as buscas por condomínios completos, com prédios próximos a áreas verdes e mais espaçosos para o home office, visto que algumas empresas permanecerão com esse modelo de trabalho até o fim da pandemia ou permanentemente.

Lei Geral de Proteção de Dados  

A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) passou a valer em agosto de 2020 e a expectativa é que em 2021 ela fique cada vez mais em evidência, uma vez que no mercado imobiliário circula um alto volume de dados. 

A nova lei solicita que as empresas sejam mais claras quanto ao uso de dados dos clientes.  E, agora, será necessário informar quais dados serão utilizados, por quem e para quais finalidades, além da autorização dos clientes para a utilização dos mesmos. 

Sendo assim, as empresas que ainda não se adequaram a LGPD terão que aprimorar os seus processos internos de dados e preparar todas as equipes para lidar com o mapeamento dessas informações. 

A tecnologia prevista para 2021 

No que diz respeito às tecnologias, alguns softwares e ferramentas online serão uma forte tendência para 2021. 

As ferramentas de CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente), já eram utilizadas nas empresas antes da pandemia, mas, no ano passado, ficou ainda mais evidente a importância e auxílio dessas ferramentas. 

Com as práticas de CRM, será mais fácil para que os profissionais tenham maior controle na comunicação com o cliente, uma visão ampla e geral do negócio, mais presença de marca e aumento na produtividade de vendas. 

Sendo assim, as ferramentas de CRM serão aliadas no processo de relacionamento com o cliente em 2021. 

Tour virtual 360º

A visitação virtual 360° proporciona que uma pessoa visite um imóvel virtualmente e tenha uma visão completa em 360°, se aproximando ao máximo de uma visita real.  Essa técnica se popularizou em 2020 e continuará fazendo parte da rotina das empresas em 2021.

Aliás, você já visitou as páginas dos condomínios-clube Morar? Lá, você encontra condomínios-clube com tour 360º nos seus apartamentos decorados. 

Lançamentos virtuais 

Os lançamentos virtuais foram grandes aliados para o mercado imobiliário no ano passado. Nós da Morar, inclusive, fizemos três, ao vivo: o do Vista do Balneário, do Vista Jardim e do Vista de Pitanga (clique acima de cada nome para ser direcionado à gravação do lançamento).

Esse ano, os lançamentos virtuais devem continuar em paralelo aos físicos, oferecendo opções para os clientes que preferem realizar a compra presencialmente e para os que não podem ou preferem não comparecer. 

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