Exercícios para fazer em casa

Como posso me exercitar em casa?

Gosta de aliar saúde e praticidade? Então, já tentou aqueles exercícios para fazer em casa? Preparamos 6 sugestões para você colocar em prática.

Confira!

Importância de se exercitar 

De acordo com especialistas, realizar exercícios físicos ajuda sair do sedentarismo, mantém o condicionamento e auxilia diretamente no fortalecimento do sistema imunológico dos seres humanos, ou seja, é uma forma de se proteger contra diversas doenças.

Esse hábito também pode se tornar um ganho e tanto para a saúde mental, pois nos ajuda a relaxar. Quem não quer isso tudo, não é?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda fazer 30 minutos de atividade moderada cinco vezes na semana, se atentando sempre aos limites do seu corpo para evitar lesões. 

Mesmo sendo bem importante, a verdade é que muitos possuem preguiça de ter que sair de casa para praticar alguma atividade física. Por isso, dedique esse tempo dentro de seu próprio apê da Morar Construtora. Com espaços adequados para toda a família, você pode se exercitar na ampla sala de estar ou mesmo na sua  varanda gourmet. 

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Antes de começar, se jogue no aquecimento!

Além de se propor a respeitar os próprios limites, o ideal é que você não comece algum exercício físico no seu apê sem antes fazer um aquecimento de 5 a 10 minutos. 

Para isso, vale desde polichinelos até correr sem sair do lugar. O importante é colocar em prática movimentos que ativam seus membros superiores e inferiores para que o sangue circule e você não tenha dificuldades ao se exercitar. 

Pule corda

Depois do aquecimento, você já pode partir para os exercícios para fazer em casa. E a nossa primeira dica, caso você tenha disponível aí com você, é pular corda.

Considerado um ótimo exercício aeróbico, essa opção faz você queimar 180 calorias a cada 15 minutos e fortalece os ossos e alguns membros do corpo humano, como coxa e panturrilha. 

Não tem ritmo e coordenação para pular corda? Não tem problema! Com a prática, você irá conseguir! Não desista!

Faça flexões 

Para fazer flexões, você não precisa de nenhum material, apenas disposição. 

É um tipo de atividade fácil e que pode ser realizada em todos tipos de espaços, até em pequenos cômodos da casa. Trazendo benefícios para ombros, peito e braços, você pode começar o exercício a partir de três séries de 10 movimentos cada e intervalo de 2 minutos entre elas. 

Mas, cuidado!

Para um bom aproveitamento do exercício, os seus braços precisam estar sempre alinhados com seu peitoral, sendo inclusive uma posição que os cotovelos dobrem até cerca de 90 graus. Além disso, é fundamental também manter o tronco firme e não deixar o quadril cair.

Aposte em abdominais

Se deseja tonificar a musculatura da barriga, abdominais podem ajudar (e muito) nesta missão!

Basta deitar de barriga para cima, flexionar as pernas e deixar os pés no chão e mãos atrás da cabeça. Em seguida, fazer movimentos de elevar o tronco retornando sempre à posição inicial. Pronto! 

Faça a repetição 30 vezes dividindo em três séries!

Levante pesos 

Tem pesinhos de academia em casa? Não? Sem problemas! 

Você pode utilizar garrafas de água cheias ou sacos de feijão ou arroz. Depois, posicione-se de pé e com os joelhos paralelos e pouco flexionados, segure um peso em uma mão e traga-o em direção ao peito e volte à posição inicial. 

Repita o movimento 15 vezes e alterne os braços. Ah, é importante manter os cotovelos rente ao corpo.

Realize agachamentos 

Como forma de ativar os membros inferiores, como quadríceps, coxa, lombar e  glúteos, outro exercício para fazer em casa é realizar agachamentos. 

Para isso, você deve seguir esses passos: flexionar os joelhos, jogar os braços para manter o equilíbrio e permanecer com a coluna ereta durante a descida. Faça três séries de 20 repetições, com uma pausa de 2 minutos no término de uma e  início da outra. 

Dance

Deseja algo mais light e divertido? Dançar pode ser uma alternativa para isso! Vale pop, jazz, axé, funk, zumba ou muitos outros.

Independente do estilo, uma hora de aula de dança gasta em média 500 calorias. 

São vários conteúdos disponíveis nas redes sociais que ajudam a fazer esse exercício de forma prática, rápida e o melhor: gratuitamente. 

Todos os exercícios que citamos aqui possuem diversas formas e variações. No YouTube você pode encontrar diversos tutoriais com o passo a passo de cada um deles ou, ainda, em apps voltados a emagrecimento e à hipertrofia muscular. É só procurar na sua loja de aplicativos do celular e fazer o download! 

Algum desses exercícios físicos para fazer em casa você já colocou em prática? Conte pra gente nos comentários!