Etapa das obras Vista do Bosque

Como funciona cada etapa das obras do seu condomínio-clube

Em toda construção de um condomínio-clube da Morar há uma grande equipe por trás para que o resultado final seja o esperado por todas as famílias. Para isso, se faz necessário que os engenheiros sigam etapas específicas durante as obras, que precisam ser bem amarradas, articuladas e pensadas. 

Para você entender toda a complexidade nesse processo de construção, confira como funciona cada etapa de um condomínio-clube da Morar!

Primeiros passos 

Encontrar e negociar um bom terreno é o primeiro desafio, segundo o engenheiro civil da Morar, Thomé Paste. Esse terreno precisa atender aos requisitos básicos para a construção  de um condomínio-clube – localização , dimensões, outros índices urbanísticos e também que tenha toda a documentação necessária. 

A partir disso, começa outra etapa. Há a contratação e elaboração dos projetos necessários para a execução da obra, é feito o planejamento, a sondagem do terreno, pedido de aprovação do projeto nos órgãos responsáveis, assinatura de contrato de financiamento com o banco, até atingir o lançamento do produto e possibilitar o início das vendas. 

Etapas 

Depois de tudo esquematizado e autorizado, a execução da obra conta com algumas etapas específicas. Segundo Thomé, as principais são: 

Sondagem e Terraplanagem: Momento que são feitos cortes e aterros para nivelar e preparar o terreno para a construção das torres e áreas comuns. 

Fundação: É a base, onde estarão apoiados cada edifício dentro do condomínio clube. E também local que as cargas – pessoas, móveis, revestimentos –  são transmitidas para as camadas mais resistentes do terreno. Pode ser superficial, com uso de sapatas e radiers, ou mais profunda, através de estacas. 

Estrutura: Suporta as cargas da edificação e as transmite para a fundação. Isso é feito por meio da Alvenaria Estrutural, processo construtivo em que as próprias paredes são responsáveis por cumprir esse papel, o que gera velocidade e qualidade na execução da obra.                                          

Instalações elétricas e hidrossanitárias, Esquadrias, Cobertura, Revestimentos e Pintura (internos e externos): Execução das atividades que vão resultar nas unidades e áreas comuns prontas para morar.  Algumas das principais são as louças, torneiras e caixas d’água, toda a parte elétrica, as portas e janelas, a cobertura, composta de telhado e impermeabilização, e todos os revestimentos internos – cerâmicos e pintura – e externos.

Cuidados 

A finalização de uma obra de um condomínio leva em média 18 meses. Para que o prazo seja cumprido, de acordo com Paste, é necessário uma série de recomendações para a Morar atingir o sucesso de uma construção como essa. 

“É preciso ter um bom planejamento, que seja adequado às características da obra, junto com o orçamento disponível. Além disso, contratar bons projetistas, comprar materiais de qualidade, trabalhar com mão de obra qualificada e investir constantemente no treinamento e capacitação da equipe. E, claro, cuidar dos clientes, garantindo a satisfação em cada parte do processo (venda, visitas na obra, entrega da unidade e pós-venda)”, explica o engenheiro civil. 

Vista do Bosque 

Thomé é responsável atualmente pelo Vista do Bosque, empreendimento da Morar localizado na região de Centro da Serra. Tal condomínio tem previsão de ser entregue ainda em 2019.

 Thomé conta que as obras estão fluindo como o esperado. “Finalizamos toda a estrutura e fundação. Na primeira etapa terminamos os serviços internos e já vamos iniciar o processo de habite-se, que autoriza o início da utilização efetiva dos prédios, no mês de agosto, para garantir a entrega da primeira fase em outubro. Na segunda etapa, temos mais atividades para executar e entregaremos dentro do prazo previsto”, afirma o engenheiro responsável pelo Vista do Bosque. 

Etapa das obras Vista do Bosque

Perspectiva de como ficará a entrada do condomínio-clube Vista do Bosque

Quer conhecer mais sobre o Vista do Bosque? Que tal conhecer o seu apartamento decorado? Agende sua visita!