Casa limpa

7 dicas para manter a casa limpa

Ter preocupação com a limpeza da casa é necessário para ter um ambiente mais agradável e livre de vírus, como o coronavírus, e bactérias. E, claro, contribui para o seu próprio bem-estar. 

Confira dicas do que você pode fazer para deixar tudo mais limpo!

1) Areje a casa 

Ambientes fechados facilitam a proliferação de mofo, vírus e bactérias. Então, uma boa dica para você ter a casa limpa e livre desses microorganismos é uma vez por dia deixar as janelas abertas durante uma hora, bem como as cortinas, no horário que bate o sol.

2) Capriche na higienização

Para evitar sujeira, ácaros e partículas de poluição, é muito importante varrer e passar pano com álcool 70% ou desinfetante no chão do imóvel. De acordo com o Ministério da Saúde, a água sanitária diluída também é uma ótima opção durante esse processo, sendo necessários uma medida de alvejante para cada nove medidas de água. 

A limpeza profunda e mais detalhada em todos cômodos da casa deve ser realizada uma vez por semana, com exceção dos banheiros e da cozinha, que é recomendado limpezas diárias. 

E, assim como o chão, os móveis merecem cuidados, já que são essenciais para a manutenção de uma casa. Portanto, o ideal é limpá-los semanalmente, com apenas um pano umedecido em água e evitar outros líquidos, especialmente naquele mobiliário com superfície em madeira. 

Ah, não se esqueça da higienização de onde você dorme. Troque, regularmente, roupas de cama e forros de travesseiros!

3) Fique atento aos pequenos detalhes 

Para manter tudo em ordem em casa, é preciso um olhar atento até nos mínimos detalhes. Então, não deixe de limpar maçanetas, torneiras, corrimões, teclados, controles e aparelhos eletrônicos muito utilizados, como celulares e computadores, já que esses objetos, geralmente, são repletos de bactérias e sujeira acumulada. 

Para a limpeza, basta aplicar uma solução de água sanitária diluída ou álcool em gel 70%, pois são produtos desinfectantes e eficientes contra microorganismos. 

4) Guarde as roupas e sapatos 

Se, ao chegar em casa, você tem o costume de tirar os sapatos e separar as roupas para a máquina de lavar, está agindo certo para deixar a casa limpa. É uma forma de organização bastante eficiente, já que evita que tais itens fiquem espalhados pela casa ou pelo quarto. 

Para facilitar nesse momento, uma alternativa é, se possível, colocar do lado de sua  porta um organizador de plástico ou madeira para pendurar tais objetos. São vários modelos que podem ser encontrados na Internet e o melhor: com preços super acessíveis!

5) Lave as louças rotineiramente

Com ou sem coronavírus, as bactérias provenientes da sujeira continuam existindo, portanto, caso queira deixar a casa realmente limpa, é importante não acumular louças.

Uma forma disso é deixar a preguiça de lado e lavar os pratos, talheres e panelas a cada refeição. Dessa forma, a sua cozinha fica sem a desagradável aparência de desleixo e livre daqueles insetos atraídos por restos de alimento e que podem transmitir doenças. 

6) Dê uma geral em persianas e cortinas

Outro ponto de atenção deve ser as persianas e cortinas. 

Peças que são fundamentais para diminuir a luz do sol em alguns momentos e proporcionar privacidade aos moradores de uma casa, esses itens podem acumular muito pó, se você não tiver o devido cuidado. 

No caso de cortinas, basta sacudi-las sempre e lavá-las pelo menos uma vez ao mês. Já em relação às persianas, utilize um pano seco ou espanador para retirar a poeira. É válido também usar a cada duas semanas um aspirador de pó, se tiver.

7) Crie novos hábitos de higienização 

Agregar novos hábitos de limpeza é essencial para a sua saúde e de sua família. 

Então, que tal lavar com água e detergente os alimentos quando chegar do supermercado? Ou as embalagens de produtos recebidos por aplicativo?

São atitudes simples, mas sem dúvidas, fazem a diferença em diminuir o contágio de diversas bactérias e vírus, como o coronavírus.

Leia também: Aprenda a tirar o mofo de dentro da casa