Curiosidades sobre Espírito Santo

10 curiosidades sobre o Espírito Santo que você precisa saber

O Espírito Santo é um Estado cheio de belezas naturais por todo o litoral e reconhecido pelo encanto e aconchego das regiões montanhosas, além do forte impacto econômico na Região Sudeste e para o país.

Confira algumas curiosidades sobre o Espírito Santo que você precisa saber!

1 – Um dos maiores festivais de forró do Brasil

Falou em forró pé-de-serra no Espírito Santo, falou de Itaúnas!

A cidade, localizada no norte do Estado, sedia o Festival Nacional Forró de Itaúnas, um dos maiores festivais do ritmo no Brasil, o que faz a cidade receber visitantes de todos os cantos do país e até mesmo do exterior. 

O evento tem atraído muitos olhares para a cidade, e faz ela se transformar, do clima bucólico e relaxante para o movimento intenso e festivo no período.

2 – Destino badalado para o verão

Guarapari se tornou o point de muitos brasileiros durante as férias, devido a estrutura bem preparada para receber os turistas e as praias de tirar o fôlego. 

Não é por menos que o destino é uma dos mais movimentados do litoral brasileiro na alta temporada. As belezas naturais, o clima e aconchego do local fazem qualquer um ficar apaixonado pela cidade.

Se está pensando em morar ou visitar o ES, fique ligado nas praias mais badaladas de Guarapari: Praia dos Namorados; Praia dos Padres; Bacutia; Praia Vermelha; Praia das Virtudes; Praia do Peracanga; e Praia do Morro.

3 – Tem o terceiro ponto mais alto do Brasil: o Pico da Bandeira

Uma outra curiosidade sobre o Espírito Santo é que nele está o terceiro ponto mais alto do Brasil, o Pico da Bandeira!

Talvez um dos lugares mais bonitos no Espírito Santo para quem aprecia o contato com a natureza seja o Pico da Bandeira, localizado na região do Caparaó, no Sul do Estado.

O Parque é composto por Mata Atlântica e Campos de Altitude, e presenteia a todos os visitantes com visuais deslumbrantes em vários pontos diferentes.

4 – Vitória está entre as cidades mais saudáveis do país

Nem só de belezas naturais vive a cidade de Vitória! A capital, que já foi eleita uma das melhores para se viver no país, agora, também é conhecida pela saúde e prática de esportes dos seus habitantes. 

De acordo com a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por inquérito Telefônico (Vigitel), Vitória ocupa a quarta colocação de cidade mais saudável do Brasil. A pesquisa se baseia no consumo de álcool, alimentos saudáveis, prática de atividades físicas e obesidade.

Essa é apenas uma de várias outras curiosidades que a capital guarda!

5 – Casaca é um instrumento típico

A casaca é um instrumento típico do Espírito Santo, e muito utilizado no congo, principal manifestação do folclore capixaba. 

Ele se parece com uma espécie de reco-reco. O gênero é apresentado em festas religiosas, como as de São Benedito e de São Pedro.

Em Serra, existe a Casa do Congo, que conta toda a história do ritmo em solo espírito-santense.

6 – Importante polo empresarial

A Serra, cidade que faz parte da Região Metropolitana da Grande Vitória, tem o maior polo industrial do Estado.

Entre empresas públicas e privadas, a cidade possui 11 polos industriais, que acomodam empresas de diferente segmentos. Inclusive, você pode ter a sua no Essencial Escritórios, da Morar. Neste post a gente te ensina como escolher uma boa sala comercial. 

O destaque vai para a indústria de transformação, como os produtos alimentícios, móveis, borracha, metal, têxtil e metalúrgica. 

Assim, a Serra se mostra um ótimo ambiente de oportunidades para quem deseja entrar e crescer no mercado de trabalho e oferece vários outros motivos para morar na cidade!

7 – Segunda maior festa religiosa do Brasil

Canela verde, como é apelidada, a cidade de Vila Velha guarda muitas curiosidades. Uma delas é que uma das maiores festas religiosas, a Romaria dos Homens, acontece por aqui.

A comemoração faz parte da programação da Festa da Penha, que reúne devotos de Nossa Senhora da Penha, padroeira do Estado. 

A festa reúne um público aproximado de 700 mil pessoas, que vêm de diversas partes do Espírito Santo com histórias de muita fé, sendo a segunda maior festa religiosa do Brasil.

A Romaria dos Homens tem o início do seu trajeto na Catedral de Vitória rumo ao Convento da Penha, em Vila Velha, totalizando 14 quilômetros de caminhada e muitas histórias de fé.

8 – Já esteve entre os pores do sol mais bonitos

Princesa do Norte, como é conhecida a cidade de Colatina, que, por incrível que pareça, fica no Noroeste do Estado, tem em seu histórico o título de segundo pôr-do-sol mais bonito do mundo.

Famosa pelo entardecer encantador, visto de diversas partes da cidade, Colatina foi reconhecida mundialmente devido ao espetáculo diário que a natureza proporciona na cidade capixaba.

9 – Sede de uma das maiores fábricas de chocolates do mundo

Localizada em Vila Velha, a Chocolates Garoto é uma das 10 maiores fábricas de chocolates do mundo!

A empresa, que atua há mais de 80 anos na cidade, recebeu o nome Garoto pelos próprios consumidores. Isso porque os primeiros produtos eram vendidos por meninos nas  ruas de Vila Velha, a partir daí, os moradores passaram a procurar pelas balas dos garotos. 

Outra curiosidade da fábrica é que ela foi a primeira a lançar uma caixa de bombons do país. Hoje, toda a sua linha de produtos pode ser encontrada em mais de 50 países. 

Para os curiosos de plantão, a fábrica é aberta ao público para visitação, basta agendar no site!

10 –  Segundo maior produtor brasileiro de café

A cafeicultura é a principal atividade agrícola do Espírito Santo. Com 131 mil famílias produtoras em todas as regiões, o ES é o segundo maior produtor de café, com produção dos tipos arábica e conilon. 

A atividade econômica representa 22% da produção brasileira, e é responsável por 35% do Produto Interno Bruto (PIB) capixaba. Além disso, a cafeicultura emprega por volta de 400 mil pessoas de forma direta e indireta.

Incrível descobrir tantas curiosidades sobre o Espírito Santo, não é mesmo? Compartilhe essa curiosidade com todos os amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *