Crianças em casa

Como entreter as crianças em casa

Não importa se é em casa ou no parquinho, nas férias ou nos fins de semana: a criançada adora e quer mesmo é se divertir!  

Pensando nisso, elaboramos 10 dicas incríveis para você gastar a energia da molecada sem nem precisar sair de casa! Olha só!

Fazer uma sessão cinema 

Para a primeira dica, é preciso apenas pipoca, suco ou refrigerante, e um bom filme. Pronto! Está feita a sessão cinema dentro da sua própria sala!

Como os pequenos adoram animações, aqui vão também algumas dicas para fazer aquela maratona esperta: Frozen, Os Incríveis, Descendentes, e também os que não são de animação, mas que eles amam, como dos super-heróis de forma geral – Homem-Aranha, Batman, Mulher Maravilha…  

Realizar contação de histórias 

Atividades que se apropriam da imaginação e do lúdico também sempre são bem-vindas!

Por isso, outra opção é contar histórias para os pequenos. Vale ser tanto de livros que eles gostam ou inventado por você mesmo. Use a criatividade!

Na História em Quadrinhos da Cora, você conta com duas lindas histórias da coruja mais querida da criançada: À Procura de Um Novo Lar e Cora pelo Mundo! Clique aqui para baixar e ler o gibi! 

Você pode dar vida aos personagens com gestos, entonações, fantoches e, se possível, vestimentas. Todo o seu empenho pode tornar esse momento marcante e prazeroso!

Cozinhar 

Seja para fazer pizza, bolo, panquecas ou mesmo sanduíches, trazer as crianças para a cozinha é uma excelente alternativa de entretenimento para toda a família.

Se o pequeno for ainda bem novinho, ele pode te ajudar a mexer os ingredientes presentes na receita escolhida. Já se for um pouco maior, pode lavar o que será usado ou untar a forma. Isso sempre, é claro, com o auxílio de um adulto.

Além de proporcionar diversão, o ato de cozinhar com as crianças estimula o gosto pela culinária e ensina sobre responsabilidade, higiene e cuidado. Ou seja, é uma daquelas atividades que se aprende brincando!

Desenhar e pintar 

Desenhar e pintar também são tarefas bem fáceis e legais para se colocar em prática!

Desafie a criançada a fazer alguns rabiscos com lápis, papel, giz, tinta e tudo que tiver disponível dentro de casa.

Que tal colorir as histórias em quadrinhos da Cora, a especialista em imóveis da Morar? Neste link você pode fazer o download do Gibi da Cora Para Colorir. É só imprimir e colocar os pequenos para se divertirem!

Não deixe de se entregar também à atividade e brinque de artista junto com os pequenos!

Montar um mini acampamento 

No seu quintal privativo com barracas e lanternas ou na sala com edredons e travesseiros: opções não faltam para você montar um mini acampamento com a criançada. 

É uma forma de tirar os pequenos da rotina e de proporcionar aventuras sem sair de casa. Legal, não é?

Se você quiser, também é válido até derreter marshmallows, algo quase sempre feito em acampamentos em florestas e matas. 

Estimular uma caça ao tesouro 

A caça ao tesouro é uma excelente atividade para explorar a mente das crianças com o suspense.

Por meio de pistas interligadas nos diferentes cômodos da casa, os pequenos vão brincando de detetives com o objetivo de encontrar o prêmio final. Essa premiação pode ser tanto alguma guloseima ou aquele brinquedo tão aguardado.

Para as crianças mais velhas, uma sugestão é utilizar o cronômetro. Dessa forma, a brincadeira pode ficar mais eletrizante e animada!

Brincar com slime 

Conhecida como slime, a geleca bem maleável e de diversas cores que faz sucesso na internet pode causar um divertimento e tanto para todo mundo, e o melhor: sem precisar sair de casa.

Para fazer, basta utilizar ingredientes improvisados e acessíveis, como cola branca, bicarbonato, água morna, corante e água boricada. Não faltam tutoriais na internet ensinando como se faz! 

Achou fácil? Então, chame os pequenos e já coloque em prática. Eles vão amar essa brincadeira!

Transformar a sala em uma pista de dança

Arraste os móveis da sala e coloque o som na caixa. Para eles, vai ser como ali  tivesse nascido uma pista de dança! 

Se tiver a opção, coloque canais de música e de dança do YouTube direto na televisão. Dessa forma, se torna mais fácil imitar as coreografias e ampliar a brincadeira. 

Sem dúvidas, o sucesso é garantido, já que a maioria das crianças gosta de música e sacudir os esqueletos!

Ah, e essa é também uma boa alternativa para fazer com que toda a família pratique exercício físico de forma alegre e prazerosa!

Improvisar uma pista de boliche 

Com seis a dez garrafas, rolos de cartolina ou papelão e uma bolinha de meia, você consegue improvisar uma pista de boliche. 

Encontre um lugar seguro da casa para colocar a pista e pronto, só chamar a criançada e partir para a diversão!

Jogar stop 

Se seu pequeno ou pequena sabe ler e escrever, uma sugestão de atividade é um clássico da infância de muitas pessoas: o stop. 

Essa brincadeira que em alguns lugares recebe o nome de adedonha pode proporcionar várias horas de aprendizado para toda a família.

Para jogar, é preciso apenas de algumas folhas de papéis e canetas. Em seguida, escolher as categorias, como nome, animal e país. Depois, a cada rodada, os jogadores jogam os dedos, contam e veem qual letra do alfabeto foi a escolhida. Quem for mais rápido e tiver a maior pontuação, ganha. 

Gostou das dicas? Que outras mais você indicaria para as mamães e papais? Conta pra gente nos comentários!