A imagem está relacionada ao texto, sobre o tema, casa ou apartamento? Descubra o seu imóvel ideal.

Casa ou apartamento? Descubra o seu imóvel ideal

Escolher um lugar adequado para morar pode ser um momento de indecisão ou de prazer para muitas pessoas.

Tanto em uma opção, quanto em outra, existem prós e contras, uma vez que cada propriedade tem os seus aspectos e cada família também as suas demandas, desejos e necessidades

Com essa realidade, saber quais são as vantagens e desvantagens de um apartamento ou uma casa pode ser extremamente importante. 

Veja a seguir como escolher!

O que afeta na escolha de onde morar?

Muitos motivos podem interferir na escolha do seu lar. 

O quanto você pode gastar é um deles, independente se você pretende comprar ou alugar um imóvel, já que é bastante recomendado que o orçamento esteja de acordo para não causar problemas no futuro.

Sendo assim, é importante, logo após essa definição do orçamento, pensar nas demandas que você tem, sendo elas: quais são os seus objetivos profissionais? Você pretende construir ou já possui uma família? Qual é o seu estilo de vida? Você possui ou pretende adquirir um animal de estimação? 

Levando essas perguntas em consideração, fica mais fácil escolher um pouquinho, não é mesmo? 

Pontos importantes

Casas têm tendência a serem mais indicadas para as famílias grandes, onde muitas pessoas vivem no mesmo lugar, mas isso não é regra!

Diversos apartamentos têm essa mesma indicação, assim como também são ideais para casais jovens ou aqueles que estão com o foco voltado para a vida profissional, por exemplo. 

Hoje em dia, também existem opções de apartamentos grandes, com quintal privativo e varanda gourmet, por exemplo, que podem fazer com que você não sinta falta alguma de morar em uma casa. 

Avaliação do imóvel ideal

Na hora de escolher o imóvel ideal, coloque na sua balança alguns fatores, como:

Privacidade

Se você é o tipo de pessoa que preza pela liberdade, saiba que a privacidade é, sem sombra de dúvidas, uma das maiores características desejadas por quem procura por uma casa. 

Mas isso não precisa limitar a sua escolha, afinal, muitos apartamentos, principalmente os com quintal privativo, como dito anteriormente, garantem, além de um espacinho a mais no apê, a tão desejada privacidade de fazer um churrasco sem ser incomodado por outras pessoas, por exemplo.

Localização

A localização também é importante de ser levada em consideração. 

Prefira locais com grande comércio, próximo a escolas, padarias, supermercados, academias e etc, para não precisar se deslocar para longe com muita frequência. 

Outra opção é verificar se o bairro onde está procurando o seu novo lar é abastecido por linhas de ônibus ou se tem potencial de valorização.

Manutenção e praticidade

Se falando em praticidade, o apartamento proporciona uma experiência mais dinâmica por ser, geralmente, bem dividido e com um espaço ideal e otimizado. 

Além disso, é mais fácil de limpar e realizar a manutenção, bem como o condomínio, que geralmente conta com profissionais dedicados a isso.

Já as casas, de forma geral, costumam precisar de algumas manutenções mais trabalhosas e isso ocorre por variados motivos, afinal, você precisa ficar responsável pela caixa d’água, pela eletricidade, pelo muro/segurança, entre outros.

Segurança

Falando em segurança, este é um diferencial que vem sendo muito requisitado pelas famílias na hora de escolher onde morar. 

Os condomínios Morar, por exemplo, contam com segurança completa, com portaria 24h, guarita com porteiros, câmeras de vigilância, entre outras vantagens, que garantem uma sensação de conforto melhor que as casas, de maneira geral. 

Nessas horas, caso esteja considerando optar por uma casa, vale colocar na ponta do lápis os gastos com câmera, alarme, muro elevado, entre outros.

E aí, ficou mais fácil decidir entre casa ou apartamento? Qualquer dúvida, nossos corretores estão à disposição para te ajudar. Entre em contato!