A entrega do imóvel

Já falamos aqui no blog sobre como fazer uma compra de qualidade, agora queremos ajudar você a cuidar de todos os trâmites que envolvem a entrega do imóvel. Assembleia do condomínio, vistoria, despesas de condomínio, áreas comuns, entre outros assuntos precisam de uma atenção especial para garantir que tudo seja realizado da melhor forma possível.

Para isso, agrupamos algumas dúvidas que podem ajudar você!

O que é a assembleia de instalação de condomínio?
A assembleia é a primeira reunião dos futuros moradores junto com a empresa que administrará o condomínio e também com a construtora. É muito importante a participação de todos, já que é ali que acontece a eleição do síndico e outras decisões importantes.

O que é e quando acontece a vistoria do imóvel?
É o momento que você, comprador, deve avaliar todo o imóvel e checar se tudo está de acordo com o memorial descritivo. Se tudo estiver certo, o comprador deve formalizar um termo que demonstre a concordância em todos os itens. O momento da vistoria é na fase final da obra e a convocação é feita pela construtora.

O que são as despesas do condomínio?
Essa despesa é o valor a ser pago mensalmente pelas contas comuns do condomínio. A partir da instalação do condomínio (normalmente após a Assembleia), é calculado o rateio da previsão mensal desses gastos. Geralmente, ao comprar o apartamento você tem uma previsão deste valor e já pode ir organizando as finanças para não passar aperto.

O que são as áreas comuns?
É o espaço que pode ser utilizado por todos os moradores, por exemplo, a área de lazer e o hall do prédio. Lembrando que para manter a boa convivência das pessoas que moram no condomínio é importante manter o respeito mútuo e as regras de regimento interno. O condomínio é um local para se viver feliz, portanto se todos entenderam os seus direitos e deveres terão um lugar maravilhoso para se viver!

O processo de compra e entrega do imóvel envolve muitas questões e aos poucos nos divulgaremos mais dicas para ajudar você! Tem algum assunto específico? Envie nos comentários e nós tentaremos responder.