As cores na decoração - Morar

As cores na decoração

O Feng Shui é uma arte milenar chinesa na qual um dos objetivos é organizar os espaços a fim de atrair as boas influências da natureza. Um dos pontos importantes para isso são as cores. Elas podem influenciar nossas sensações e ajudar a manter a harmonia e o equilíbrio.

Na decoração do ambiente as cores podem ser colocadas de várias formas, desde flores até almofadas ou mesmo cadeiras. Ao optar por utilizar as cores em objetos as possibilidades de mudança são maiores e mais simples. Pintar uma parede inteira também é uma opção, mas é preciso mais atenção com os demais itens do ambiente para não sobrecarregar o espaço.

No projeto abaixo, por exemplo, o amarelo ficou bem destacado em um ambiente totalmente branco. A cor estimula o apetite e a comunicação e fica muito bem junto com o branco, que é um tom frio e que precisa ser equilibrado com outras cores.

Nos quartos o ideal é utilizar cores mais claras, que reflitam mais tranquilidade. No quarto das crianças é interessante utilizar objetos em tons de azul ou verde. O primeiro é mais relaxante, enquanto o segundo favorece mais a criatividade. No quarto dos adultos você pode optar pelos tons de rosa. No apartamento decorado do Vista dos Ipês (imagem abaixo) a parede do quarto do casal possui um tom de rosa mais claro, que além de favorecer a claridade também deixa o ambiente harmônico.

Abaixo listamos um resumo dos benefícios das principais cores.

Amarelo: favorece a comunicação e estimula o apetite.
Azul: transmite tranquilidade.
Verde: símbolo da vida e estimula o crescimento.
Laranja: também favorece a comunicação e estimula os sentidos.
Vermelho: é um tom estimulante e deve ser usado com cuidado. Favorece a autoestima e a afetividade.
Rosa: favorece o amor e a ternura.
Branco: é um tom frio e deve ser combinado com outras cores para favorecer as boas energias.
Preto: usada com ponderação, a cor favorece a sabedoria e a conexão espiritual.

Lembre-se de que independentemente da cor escolhida o equilíbrio é fundamental!

 

Fontes: Referans e Terra

Atendimento onlineAtendimento online