Imagem com casal economizando para comprar apartamento ilustra post com 5 dicas para economizar e dar entrada no seu apartamento, do blog da Morar Construtora

5 dicas para economizar e dar entrada no seu apartamento

Economizar pode ser uma tarefa um pouco difícil para algumas pessoas, mas às vezes necessária para a realização de um projeto maior.

Quem sonha com a casa própria sabe que é preciso focar em seus objetivos para chegar lá. Gastar menos não é fácil, mas algumas dicas podem ajudar a segurar um pouquinho aqui, um tantinho ali, e fazer a diferença no final do mês.

1) Se organize

Se organizar é o primeiro passo para você entender onde está gastando mais, o que pode ser reduzido e o que pode ser cortado.

Para isso, o ideal é que você saiba o quanto ganha (líquido) e quais são os seus gastos, ter o controle dessa contas é essencial para um bom planejamento.

Para se organizar melhor, monte uma planilha ou escreva em um caderno, anotando as receitas e as despesas.

Coloque na anotação a previsão do que pretende receber/ganhar e a realização, para conferir se o previsto foi realmente o real. Separe um valor para ser gasto para cada finalidade. É importante que planeje também os gastos extras para não ser pego de surpresa (veja abaixo um exemplo de planilha).

Planilha de gastos para ilustrar post de 5 dicas para economizar e dar entrada no seu apartamento, do blog da Morar

Todo esse controle é para que não seja gasto mais do que é recebido e para que consiga planejar seus futuros planos. Também existem aplicativos gratuitos que podem auxiliar no controle financeiro.

Outra dica importante é alterar as datas de vencimentos de seus gastos mensais para o mesmo dia. Assim, você já recebe e paga tudo o que precisa, restando apenas o dinheiro que será necessário para passar o mês.

2) Trace objetivos

Após esse mapeamento da situação financeira, o segundo passo é traçar objetivos. Quanto você pode economizar? 10%, 15%, 20% do seu salário?

É importante que alguns gastos sejam priorizados, como os essenciais de moradia, alimentação, transporte, educação e etc. Caso ainda haja dívidas pendentes, quitar essas prestações deverá se tornar sua segunda prioridade de gastos.

Aqui as situações financeiras variam, mas os gastos com estilo de vida devem ser repensados. Avalie como seus gastos podem ser reduzidos.

Trace uma meta real, como por exemplo, comprar um apartamento no condomínio-clube Vista do Bosque em Centro da Serra até 20 de dezembro de 2018.

Imagem do Vista do Bosque ilustra post sobre oito motivos para você comprar um apartamento no Vista do Bosque

Condomínio-clube Vista do Bosque conta com lazer completo. 

Para ajudar na sua meta, você pode guardar o dinheiro extra que receber, como o décimo terceiro salário, dinheiro de vendas que realizar, PIS, restituição, imposto de renda, pequenos serviços e trabalhos temporários.

3) Use o cartão de crédito com sabedoria

Caso tenha cartão de crédito, essa é a hora de organizá-lo. O cartão nos possibilita compras que muitas vezes nos passam uma falsa impressão de possibilidade financeira. O quanto antes você prever seus gastos, melhor para sua economia.

Tente sempre prever suas compras para não sair do planejado. Ao ir as compras é importante que seja feita uma lista com tudo o que esteja precisando, assim você se limita e evita gastos desnecessários com as famosas compras impulsivas.

4) Peça coisas emprestadas aos seus amigos

Foi convidado para um casamento? A mesa da sala precisa ser consertada? Peça mais coisas emprestadas! Não há vergonha alguma em pedir um vestido para uma amiga ou uma furadeira para o vizinho. São coisas que muitas vezes não valem a compra, pois seu uso é pontual.

Evite abrir e-mails de ofertas. É possível que seja algo de seu interesse, pois você se cadastrou, mas também pode fugir o seu objetivo final e adiar seus planos.

5) Aproveite mais o espaço ao seu redor

Considere trocar a academia por uma caminhada ao ar livre, por exemplo. Foque que, no futuro, você pode ter uma academia gratuita no seu novo apê, inteiramente ao seu dispor.

O breve lançamento da Morar, Vista do Horizonte, conta com diversos diferenciais de lazer, entre eles, a área fitness.

Área fitness do condomínio-clube Vista do Horizonte.

Aproveitar mais a sua casa no final de semana também ajuda a economizar. Ao invés de sair para um restaurante caro, que tal aproveitar um local da sua casa e arrumá-lo diferente?

Pense que futuramente, se você economizar poderá desfrutar da varanda gourmet do Veredas Buritis Condomínio Clube, com um ótimo ambiente de lazer e gastronomia dentro de casa, contando com ponto hidráulico e pia toda de granito, cuba 100%  inox, e ponto de gás, que pode ser utilizado para a instalação de mini-fogões e churrasqueiras.

Varanda gourmet do Veredas Buritis para ilustrar post sobre como receber os amigos em na Copa, do blog da Morar Construtora

Varanda gourmet do Veredas Buritis é um ótimo espaço de lazer e gastronomia dentro de casa. 

Resumindo, há diversas formas de economizar dinheiro, o importante é focar no objetivo sem abrir mão de sua qualidade de vida, essencial também na hora de escolher o seu apartamento novo. Veja o que você deve priorizar nessa escolha.