Dicas de exercícios para praticar na praia - Morar

Dicas de exercícios para praticar na praia

Atualmente, ir para a academia é praticamente rotina. Porém, para os que conseguem abrir um espacinho na agenda e se dividir entre todos os afazeres do dia-a-dia há recompensas. A vida nas academias pode até ser divertida, mas ela é muito mais monótona do que a prática dos exercícios ao ar livre.

E vamos falar a verdade… Aproveitar o verão, o calor e toda a disposição que o sol nos oferece pode ser uma excelente oportunidade para fazer dos exercícios ao ar livre uma daquelas rotinas boas de ter e de se manter no dia-a-dia.

A cidade de Vitória é uma capital litorânea que por sua posição no mapa oferece uma geografia extremamente recomendada para a prática de exercícios ao ar livre. Em destaque podemos citar a Praia de Camburi, região com grande valorização onde se encontra a obra do empreendimento de alto padrão com apenas 20 unidades exclusivas, o Mirador Camburi.  A maior orla da cidade conta com espaços para esportes convencionais como corrida, caminhada, patins, vôlei, natação, surf, futebol de areia ou para esportes novos e alternativos como circuitos em grupos, slack line, stand up paddle e muitos outros. Todos praticados ao ar livre aproveitam o visual que o espaço oferece.

Mas aí somos levados a outra questão: Você tem ideia dos tipos de exercícios que podem ser praticados e sob quais condições o seu desempenho não estará ameaçado e, por consequência, a sua saúde?

Calma, estamos aqui para lhe ajudar. Nós temos uma lista dos exercícios que você pode experimentar para a prática ao ar livre, na praia de Jardim Camburi. Vamos às dicas!

Alongamento

Antes de executar qualquer exercício e depois de terminar o mesmo é necessário alongar. O alongamento favorece o aumento da flexibilidade muscular e evita que o músculo sofra lesão. Além disso, quanto mais alongado o músculo do seu corpo, maior será a movimentação da articulação comandada por ele. Desta forma, você terá maior agilidade e elasticidade para executar os exercícios propostos.
Então, não esqueçam de alongar. Combinado?

Circuito de Praia

Uma opção bem interessante e que tem tomado conta da orla de Camburi são os circuitos de praia ministrados por equipes de professores de Educação Física. O treinamento funcional oferecido pelos circuitos de praia proporciona uma série de exercícios, dentre eles os aeróbicos, os funcionais, os de flexibilidade e os localizados, trabalhando sempre com o ritmo de cada aluno. E pasmem, uma sessão de 45 minutos de exercícios na praia queima em média 400 calorias.

Stand Up Paddle

Outra opção que veio com tudo no verão e nas regiões com águas tranquilas é o Stand Up Paddle. Esse exercício é praticado com auxílio de uma prancha e um remo. OStand Up Paddle, também conhecido como SUP, consiste em remar em pé em cima de um pranchão. Essa prática é muito divertida, é um excelente exercício e dá uma boa canseira. O desafio é o tempo que você leva para ficar em pé nas pranchas, mas só a diversão dos tombos já vale a pena.

Slackline

Slackline beneficia e muito os seus praticantes, pois além de melhorar a postura e o equilíbrio corporal, aumenta a concentração e a força, e diminui o estresse. Este esporte consiste em andar e se equilibrar em cima de uma fita elástica, própria para esta atividade. A fita precisa estar esticada entre dois pontos fixos (se você não tem muita familiaridade com a fita peça ajuda a um praticante para evitar acidentes). OSlakcline pode ser praticado descalço ou de tênis. Não é aconselhado o uso de sandálias. A praia é um cenário perfeito porque a areia amortece a queda. Assim, você pode se exercitar sem medo de ser feliz.

Natação no Mar

O principal exercício que você pode praticar aproveitando as ondas e o clima da praia é a natação. Esse exercício, muito embora seja altamente recomendável para se praticar nas praias, é muito mais difícil de executar em mar aberto do que no conforto das piscinas. Se você não é um nadador profissional, vá com calma! Fique perto dos guarda-vidas, escolha ondas mansa e, se for muito cansativo o exercício, use uma boia para ajudar. Fará muita diferença.

Corrida na Areia

A corrida também é um exercício excelente para praticar nas areias ou no calçadão da praia. E o que é melhor, você pode variar a dificuldade do exercício apenas saindo da via de corrida e indo para a areia. Correr na areia é um exercício extremamente pesado. Para se ter uma ideia, em apenas 5 minutos de corrida na areia, você já faz exercícios semelhantes a 15 minutos de corrida na esteira. São 3 vezes mais resultados.

Hoje em dia, é muito comum ver estruturas de academias criadas para as pessoas praticarem exercícios. Embora não dê para regular as cargas, você pode muito bem fazer uma série de exercícios com os aparelhos disponíveis ali.

E aí, gostaram das dicas? O importante é escolher um exercício que seja prazeroso para que você consiga manter uma rotina de atividade física.

 

Fonte: Sua saúde agora

Atendimento onlineAtendimento online